Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 07 de dezembro de 2016 - 01:45h
Ponte Binacional terá abertura provisória em janeiro de 2017
Agenda foi definida durante a X Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça França-Brasil
Por:
Foto: Marcelo Loureiro
Durante o encontro também ficou decidido que ocorrerá um dia de simulações da abertura provisória da ponte
A Ponte Binacional sobre o Rio Oiapoque, entre o Amapá e a Guiana Francesa, será aberta provisoriamente em janeiro de 2017. A nova agenda foi definida durante a X Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça França-Brasil, que teve início na terça-feira, 6 de dezembro, em Caiena, capital da Guiana Francesa.

A abertura provisória será limitada a carros de passeio e à população da região de fronteira compreendida entre o município de Oiapoque, no lado brasileiro, e a cidade de St. Georges de l’Oyapock, na Guiana Francesa. A decisão está inserida no marco de acordo de circulação transfronteiriça. Transportes de cargas e passageiros em linhas internacionais ainda ficarão restritos na abertura provisória.

Durante o encontro também ficou decidido que ocorrerá um dia de simulações da abertura provisória da ponte, no dia 16 de janeiro, das 8h às 17h. Na ocasião, serão testados todos os dispositivos já concluídos da obra, em ambos os lados.

Após esse dia de testes, o local deverá ser fechado por alguns dias novamente para possíveis ajustes, e terá a abertura provisória prevista para a última semana de janeiro.

Atualmente, está sendo construído o pátio aduaneiro no lado brasileiro. A construção da estrutura é uma das condicionantes para a abertura oficial da ponte, obra que foi finalizada em 2011. Após essa etapa serão iniciadas as atividades da Receita e Polícia Federal.

“A obra está em perfeito andamento e, ao longo do próximo semestre, deverá ser concluída. No entanto, não há impedimento para que as regiões, governos e embaixadas fechem aqui uma estratégia para abertura provisória. Os prazos foram repactuados e as tratativas serão feitas com todos os órgãos regionais”, disse o governador Waldez Góes, que lidera a comitiva oficial do Amapá, na Reunião da Comissão Mista, em Caiena.

Segundo o diretor do Departamento de Europa do Itamaraty, o ministro Carlos Perez, a abertura provisória tem a finalidade de oferecer oportunidade para que as autoridades de ambos os governos ajustem procedimentos de operação conjunta com a ponte, permitindo os acertos para abertura plena, posteriormente, para trafego comercial. 
“A ideia é beneficiar, nesse primeiro momento, a população dos municípios vizinhos e, paralelamente, a comissão mista continua tratando dos aspectos comercias”, ressaltou.

As lideranças políticas da Guiana Francesa compactuaram com o novo calendário. Para o prefeito da Guiana, Martin Jaeger, a relação da cooperação é um meio de desenvolvimento das duas regiões. “Estamos convictos da liberação da ponte para trafego de veículos de passeios, realizando uma simulação de abertura, que permitirá um exercício conjunto dos países”, destacou.

Comissão Mista
A X Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça França-Brasil, prossegue nesta quarta-feira, dia 7, que acontece em Caiena, capital da Guiana Francesa. O encontro visa facilitar o intercâmbio entre os países, em uma série de discussões internacionais de desenvolvimento socioeconômico.  Ainda serão debatidos temas como segurança e defesa, cooperação policial e judiciária, luta contra a pesca ilegal, segurança civil, desenvolvimento do comércio e atrativos regionais, educação, saúde, agricultura, meio ambiente, cultura e pesquisa e inovação. 

Além do governador Waldez Góes, integram a comitiva amapaense secretários e servidores Estado, representantes da Federação do Comércio do Estado do Amapá (Fecomércio), Sebrae/Amapá, Universidade Estadual do Amapá (Ueap) e Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Também participam do encontro, o presidente da coletividade territorial da Guiana Francesa, Rodolfe Alexandre; o embaixador da França no Brasil, Laurent Bili; A consul geral do Brasil em Caiena, Vera Campetti, além de senadores e lideranças políticas da Guiana.
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá