Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 17 de março de 2018 - 21:03h
Feira de artesanato gera oportunidades de emprego e renda no feriado prolongado
A programação segue até o dia 19 de Março, Dia do Artesão e de São José, na Praça Beira-Rio, onde empreendedores comercializam artesanato e alimentos.
Por: João Clésio
Foto: Márcio Pinheiro
Seu Valdir mostra suas obras artesanais

Quem quer aproveitar o feriado prolongado para comprar peças artísticas genuinamente amapaenses, degustar iguarias regionais, e, ainda, curtir shows artísticos, é só visitar a Feira do Artesanato e Empreendedorismo, na Praça Beira-Rio. O evento iniciou na sexta-feira, 16, e prossegue até o dia 19 de Março, de 17h às 23h, na área em frente à Casa do Artesão.

A programação faz parte foi organizada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), em parceria com a Associação de Artesãos e Empreendedores Individuais da Beira-Rio (Amicro Beira-Rio).

Um dos espaços mais visitados é a galeria Mestres Artesãos do Amapá. No local, o público vai conhecer um pouco da história de nove mestres do artesanato amapaense. Uma peça de cada um deles está exposta – homenagem em vida e in memoriam.

O artesão Waldir Ribeiro Fonseca, mestre em entalhe em madeira, foi um dos homenageados. Emocionado durante a abertura oficial da galeria, fez questão de levar toda a família para acompanhar o momento especial. “É sempre bom ter o reconhecimento em vida. Já construí um legado, ajudei a formar muitas pessoas e agora estou aqui vendo o público prestigiar o meu trabalho. Agradeço ao Governo do Estado por esta oportunidade”, avaliou.

A feira conta com uma estrutura de 50 barracas e três tendas compradas pelo Governo do Estado, além de palco para shows, praça de alimentação, oficinas de artesanato em cerâmica, sementes, madeira, fibras vegetais, roda de marabaixo, entre outros ambientes.

Neste domingo, 18, a programação começa a partir das 17h com som mecânico, atração infantil, oficina de artesanato, demonstração de peças em madeira (pirogravuras) e show com o cantor Rafa Oliveira.

Na segunda-feira, 19, Dia do Artesão e de São José, o público vai acompanhar, a partir das 18h, exposições em cerâmica e fibras vegetais. Às 19h será celebrada uma missa em ação de graças pelo Dia do Artesão, além da entrega da Carteira Estadual e Nacional do Artesão e sorteio de brindes aos artesãos. Às 21h, sobe ao palco atrações regionais.

“O Governo do Estado organizou o evento com o intuito de permitir aos artesãos um ambiente estruturado para que possam expor e comercializar seus produtos”, enfatizou a secretária do Trabalho e Empreendedorismo, Maraína Martins.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá