Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 18 de maio de 2018 - 11:47h
Sacaca atrai visitantes ‘hiperconectados’ na Semana Nacional de Museus
A programação da 16ª Semana Nacional de Museus vai até domingo, 20.
Por: .Colaboradores: Iracilda Tavares
Foto: Irineu Ribeiro/Secom
Jhonathan Dawid, 18 anos, se identificou com o local ao perceber a Exposição a Céu Aberto lembra a região onde nasceu

Nesta quinta-feira, 17, o Museu Sacaca, pertencente ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), deu início à programação da 16ª Semana Nacional de Museus, evento alusivo ao Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio. O tema deste ano é “Museus hiperconectados: Novas abordagens, novos públicos”, cuja programação prossegue até domingo, 20.

Na abertura, o museu recebeu alunos das redes pública estadual e privada e até turistas de outros estados. A programação contou ainda com apresentações de grupos de dança e contação de estória para as crianças.

A socióloga Jessy Belfort, que é do Estado de São Paulo e veio ao Amapá a trabalho, aproveitou os intervalos para conhecer os pontos turístico amapaenses, começando pelo Sacaca. Para a paulista, por meio das exposições, o ambiente faz um resgate do passado e promove a valorização da origem. Ela considera que, conhecer o ambiente rico em beleza e tradições, traz paz interior.

“Tive uma surpresa muito agradável em conhecer a Casa das Parteiras, o ambiente ribeirinho em geral, que no Sul, só se conhece através dos livros. Poder respirar esse ar puro, sentir outras sensações que fogem da rotina, conhecer em todos os sentidos a cultura amazônica, além da literatura, é uma experiência muito enriquecedora”, enfatizou Jessy.

Além de toda a beleza e riqueza cultural, a novidade da programação desse ano é a praça digital com wi-fi livre, para que o visitante possa levar para o mundo, através da internet, tudo o que há dentro do espaço. A disponibilização da praça digital, por exemplo, é uma forma de inclusão digital que o Iepa está proporcionando aos visitantes do Museu Sacaca.

A intenção é que, através dos compartilhamentos nas redes sociais, principais meios de comunicação da atualidade, os visitantes sejam multiplicadores do universo histórico e cultural que é o espaço, atraindo cada vez mais visitantes. O jovem Jhonathan Dawid, 18, não perdeu tempo e fez logo uma 'selfie' para mostrar o lugar que relembra o local onde nasceu. "Sou de Afuá [PA] e o espaço lembra muito a região onde vivi. O Sacaca retrata bem a realidade de lá", disse o paraense que mora, no momento, em Macapá.

O coordenador do Museu Sacaca, Hedivelson Queiroz, explica que o museu é também um centro de pesquisa museológica e realiza outras atividades, como rodadas de conversas com a emissão de certificados. A última rodada ocorreu este mês, sobre parto humanizado.

Outra grande novidade é a Rádio Sacaca, que deve ser implantada ainda este ano. “Vamos aliar educação visual com a educação auditiva”, explica Queiroz.

Os quatro dias de evento contarão com ensaios fotográficos, exposições, apresentações de grupos de dança, contação de estória, oficinas de desenho, roda de conversa e visitas mediadas.

O evento integra a 16ª Semana Nacional de Museus, que promete movimentar 1.130 museus de todo o país com visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e outras atividades especais, até 20 de maio. No Amapá, haverá programação no Museu Sacaca, no bairro do Trem, em Macapá, e na comunidade São José do Matapi, área rural de Macapá, no distrito do Coração.

Programação no Museu Sacaca

Sexta-feira – 18 de maio

Hora: 9h às 12h

Atividade: Contação de estórias e visitas mediadas

Local: Exposição a Céu Aberto Museu Sacaca

Público: Escolas e visitantes

Hora: 14h às 17h

Atividade: Oficina de desenhos

Local: Maloca Multiuso Museu Sacaca

Público: escolas e visitantes

 

Sábado – 19 de maio

Hora: das 9h às 12h

Roda de Conversa: Conectividade e Museus

Local: Praça das Etnias do Museu Sacaca

Mediador: Cláudio Rogério (comunicação do IEPA)

Público: Estudantes de comunicação, turismo, técnicos em museologia, representantes dos órgãos públicos que gerenciam museus, entre outros.

Hora: 14h às 17h

Transmissões ao vivo da programação do Museu Sacaca pelas redes sociais

Atividade: Visitas mediadas e visita ao Planetário

Local: Exposição a Céu Aberto do Museu Sacaca.

 

Domingo – 20 de maio

Programação Domingo no Museu

Hora: 9h às 17h

Atividade: Visitas mediadas

14h – Ensaios fotográficos com celular

16h – Atividades culturais com grupos regionais de dança, música e teatro.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

José Baia / Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá