Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 19 de julho de 2017 - 19:58h
Macapaba 2: Isenção para vítimas de incêndio deve ser concluída dia 28
Ministério da Integração garantiu atender o pedido de Waldez de concluir avaliação para gratuidade de habitação às famílias do Perpétuo Socorro.
Por: Da Redação
Foto: Breno Esaki
Governador explicou ao secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional sobre a importância de garantir a gratuidade às famílias

Os processos de doação de imóveis para as 431 famílias vítimas do incêndio no bairro Perpétuo Socorro - que ainda não foram contempladas com moradias - devem ter suas análises concluídas até o próximo dia 28, pelo Ministério da Integração Nacional. A garantia foi obtida nesta quarta-feira, 19, pelo governador do Amapá, Waldez Góes, em reunião com o secretário-executivo do Ministério, Mário Ramos Ribeiro. A meta do governador é que estas famílias sejam alocadas na segunda fase do Conjunto Habitacional Macapaba, do Programa Minha Casa, Minha Vida, sem qualquer tipo de pagamento.

Foi assegurado também que, com o término das análises, os processos serão encaminhados ao Ministério das Cidades ainda este mês. Das famílias atingidas pelo sinistro de 2013, oficialmente, junto ao governo do Estado e à Superintendência da Caixa Econômica no Amapá (CEF), apenas 131 foram atendidas após tratativas do governador e bancada federal do Amapá, com as autoridades do governo federal. No segundo pleito do Estado, mais 431 famílias foram incluídas e estão com sua situação em análise na Integração Nacional.

Também participaram da reunião o secretário Nacional de Defesa Civil, Renato Newton Ramlow, e técnicos do Ministério. Eles asseguraram ao governador que haverá prioridade na análise destes 431 processos ainda retidos na pasta. Os executivos da Integração Nacional explicaram, ainda, que a demora deve-se ao quadro reduzido de engenheiros e analistas, mas se comprometeram a concluir até o dia 28 de julho a inspeção dos pedidos.

Os técnicos asseguraram, ainda, que após a avaliação dos pedidos, eles estarão em conformidade com o estabelecido pelo Ministério das Cidades, que fará a última análise antes da concessão das moradias. "Com essa reunião de hoje, conseguimos um encaminhamento definitivo no âmbito do Ministério da Integração Nacional para estas famílias vítimas daquele trágico sinistro, que têm direito a receber suas casas sem ter de pagar", destaca Waldez Góes.

No fim do dia, o governador também encontrou com o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Marco Aurélio de Queiroz Campos, para dar o andamento à análise e concessão das moradias na pasta, com o estabelecimento de uma data definitiva para a entrega das moradias aos 431 remanescentes. Ele recebeu a garantia de que, em 24 horas, haverá uma sinalização das etapas do processo dentro do Ministério das Cidades, com a fixação, em conjunto com o Governo do Estado do Amapá, da data para entregar os imóveis.

No dia 4 de julho, o governador esteve nos Ministérios da Integração Nacional e das Cidades, onde, além de tratar da situação das famílias vítimas do incêndio, buscou uma solução definitiva para o impasse na execução de projetos de habitação e urbanização na área incendiada no bairro do Perpétuo Socorro e no reassentamento das famílias.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá