quinta, 20 de abril de 2017 - 21:43h
Policiais comemoram ascensão na carreira militar e homenageiam o patrono Tiradentes
Solenidade foi marcada pelo resgate de muitas conquistas dos últimos anos.
Por: Lilian Guimarães
Foto: Marcelo Loureiro
Vice-governador Papaléo Paes ressaltou os investimentos realizados na segurança pública e o respeito da gestão pela Polícia Militar

A noite desta quinta-feira, 20, véspera do feriado de Tiradentes – patrono das Polícias Militares do Brasil –, foi marcada pela promoção de 85 praças e 32 oficiais. A solenidade ocorreu no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Amapá (PMAP) e foi acompanhada pelo vice-governador do estado, Papaléo Paes.

Na ocasião, também foram entregues as medalhas Tenente Pessoa, como forma de reconhecimento e agradecimento às pessoas que colaboram com o trabalho da Polícia Militar. Entre os homenageados, estava o secretário de Estado da Segurança Pública, Ericláudio Alencar. 

É de praxe, todos os anos, a Polícia Militar realizar próximo ao dia de Tiradentes atos de ascensão na carreira militar, e tecer homenagens ao patrono. O coronel Rodolfo Pereira, comandante Geral da PM, ressaltou que a iniciativa é uma forma de reconhecimento, e principalmente, de respeito e agradecimento dedicada aos policiais que são responsáveis pela segurança e ordem do estado.

“Nossos homens são aguerridos e precisam de todo o reconhecimento. Temos uma polícia comprometida e que honra a farda que veste”, ressaltou o coronel.

O vice-governador do Amapá, Papaléo Paes, garantiu que o reconhecimento da polícia vem em forma de investimentos e valorização, e que a governo continuará fazendo valer todas as políticas que garantam esses direitos.

“É uma das prioridades do governo, investir na formação pessoal, valorização profissional e melhores condições de trabalho. Muitos investimentos foram feitos e outros estão previstos para o fortalecimento da nossa polícia. Nossa gestão tem um respeito enorme pelos militares”, disse Papaléo.

Investimentos

O governo do estado tem investido muito nos últimos anos. Mais de 800 militares foram capacitados nos mais diversos cursos. Entre eles, o Curso de Formação de Oficiais, Curso de Aperfeiçoamento de Oficias Administrativo e Curso Superior de Polícia, estes três realizados pela primeira vez 100% no Amapá, gerando, além de bons profissionais, a economia de 90% no custo deste tipo de formação.

No reaparelhamento, 30 novas viaturas foram entregues, houve a aquisição de 7 kits novos de armas não letais. Além do helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA) que auxilia nas ocorrências da PM.

Nos projetos sociais, desde 2015, mais de 16 mil pessoas, entre idosos, adolescente e crianças, foram atendidas nos projetos desenvolvidos pela PM – entre eles: Cidadão Mirim, Inclusão Digital, Programa de Educacional e Resistência às Drogas (Proerd), Vida Feliz, dentre outros.

Perspectivas

No decorrer de 2017, a previsão de investimentos está na ordem de R$ 171,8 milhões. Os recursos são para compra de equipamentos, armas, munições, viaturas e da construção de quartéis, delegacias, Unidades de Polícia Comunitária (UPC’s), Centros Integrados de Operações em Segurança Pública (Ciosp’s), entre outras obras. Nos próximos meses também deverá ser lançado o edital do concurso público da Polícia Militar.

Corporação

A Polícia Militar conta com um pouco mais de 3.300 servidores e 14 batalhões, espalhados na capital e interior, atuando no cumprimento de sua missão constitucional de realizar a polícia ostensiva e preservação da ordem pública.

GALERIA DE FOTOS
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá