Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 20 de junho de 2018 - 10:41h
Governo ouve propostas para estabelecer soluções conjuntas para a segurança da juventude
I Fórum de Segurança Pública para a Juventude lotou auditório da Ueap, em Macapá; evento foi organizado pela Sejuv e Sejusp.
Por: Da Redação .Colaboradores: Nathacha Dantas
Foto: Netto Lacerda/Sejusp
Secretário Extraordinário de Políticas para a Juventude, Pedro Filé, adiantou que vai levar o debate para os municípios e para as escolas

O Governo do Estado promoveu, pela primeira vez, no Amapá, o Fórum de Segurança Pública para a Juventude. O evento ocorreu nesta terça-feira,19, e reuniu centenas de jovens no auditório do Campus I da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), em Macapá. O fórum foi organizado pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) e Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

“Os segmentos de Juventude atenderam o nosso convite e participaram de forma ativa do debate, lotando o auditório da Ueap. Isso nos gera um sentimento de gratidão, pois estamos construindo um canal de diálogo permanente entre Juventude e Segurança Pública, em que o resultado dessa discussão vai atingir de forma positiva os jovens e, consequentemente, as famílias amapaenses”, avaliou o secretário Extraordinário de Políticas para a Juventude, Pedro Filé.

O titular da Sejuv também agradeceu a todos os parceiros do evento, em especial os órgãos da segurança pública, que estiveram presentes na Ueap ouvindo as propostas dos jovens, a fim de que sejam estabelecidas soluções conjuntas para a segurança da juventude, nas praças, nas ruas, no ambiente escolar e outros. “Nosso objetivo é fazer com que os nossos jovens sejam protagonistas de todo o processo que envolve a construção de políticas públicas para eles”, reforçou Pedro Filé.

O titular da Sejuv adiantou que o debate será levado para outros municípios, além de percorrer as escolas, estreitando cada vez mais essa discussão, instigando o jovem a propor melhorias para a juventude.

O objetivo do I Fórum de Segurança Pública para a Juventude foi buscar alternativas para combater a violência, dependência química, suicídio, bullying, preconceito de gênero e entre classes sociais, dentre outros, por meio de um debate permanente entre os segmentos da juventude e o poder público estadual.

Para Ingrid Pereira, 19 anos, o momento foi proveitoso e dinâmico. “Espero que tudo que foi colocado pela juventude no âmbito da segurança possa contribuir de alguma forma com o trabalho desenvolvido pelas autoridades”, avalia a estudante que também é beneficiária do Programa Amapá Jovem, executado pela Sejuv.

O momento também foi para tirar dúvidas do público, como por exemplo, ações que o governo desenvolve especificamente para promover segurança à classe juvenil. Quem respondeu às perguntas relacionadas a esse tema foi o comandante-geral da Polícia Militar do Amapá (PM/AP), coronel Rodolfo Pereira. Entre as ações destacadas por ele, para garantir a segurança dos jovens, está a atuação contínua da PM/AP no policiamento escolar e os mais de doze programas sociais que abrangem cerca de seis mil pessoas entre jovens e crianças em todo o estado.

“Interagindo, podemos transmitir e adquirir conhecimento. Já fazemos esses trabalhos preventivos e, poder construir novas estratégias em parceria com a juventude é um ato democrático”, considerou o comandante-geral da PM/AP.

Já o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Carlos Souza, reforçou que um canal de comunicação foi aberto para entender e atender às demandas da juventude. “Vamos manter o diálogo direto entre governo e segmento juvenil para melhorar o serviço com base nas necessidades apresentadas”, garantiu Souza.

A jovem cientista Aira Beatriz Cardoso, 18 anos, acadêmica do Curso de Engenharia Ambiental na Ueap, considerou o encontro como um momento de oportunidades e reconhecimento da voz da juventude.

“Medidas como essa e intervenções sociais são muito relevantes, principalmente no Amapá, onde temos jovens talentosos, mas, às vezes, esquecidos. Dar voz e vez ao jovem é uma relação de confiança e de reconhecimento”, avaliou Aira Beatriz.

Em sua fala, o secretário Extraordinário de Políticas para a Juventude, Pedro Filé, chamou a atenção para o envolvimento dos jovens com a violência, drogas, todos os tipos de preconceito e criminalidade, dentre outros. “O jovem acaba sendo o protagonista, ora como vítima, ora como autor. É por isso que o poder público precisa ouvir e discutir sobre que tipo de mecanismo utilizar para combater essa realidade. O objetivo desse fórum é gerar propostas e resultados às demandas da juventude”, reforçou o titular da Sejuv.

As demandas e encaminhamentos dados no I Fórum de Segurança Pública para a Juventude serão avaliados pelos órgãos competentes e devem nortear as próximas políticas públicas que serão criadas para atender o segmento.

Participaram também do fórum, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP), coronel Wagner Coelho, e jovens de diversos movimentos sociais e participantes de programas sociais do governo como o Amapá Jovem.

A secretária-adjunta de Educação, Marciane Santo, participou do Fórum falando sobre o Programa Educação para a Paz (Epaz), lançado na sexta-feira, 15, pelo Governo do Amapá, o qual busca prevenir a violência nas escolas estaduais.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Netto Lacerda/Sejusp

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá