Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 20 de outubro de 2016 - 20:36h
Semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa participam de encontro
Cinco redações do Amapá estão nas semifinais, três delas são de alunos da rede estadual de ensino
Por:
Foto: Erich Macias
Estudantes receberam orientações sobre a próxima etapa da Olimpíada

Aconteceu na tarde de quinta-feira, 20, o primeiro encontro entre com os alunos e professores semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2016. O encontro foi promovido pela rede de ancoragem do Conselho Nacional de Secretários de Educação com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Universidade Federal do Amapá (Unifap). Cinco redações do Amapá disputam esta etapa da Olimpíada, três delas são de alunos da rede estadual de ensino.

O encontro foi realizado no escritório da Undime e tem como objetivo preparar os educadores para o primeiro encontro regional, que acontece entre os dias 25 e 27 de outubro, em São Paulo, para os semifinalistas do gênero ‘Artigo de Opinião’. Desse encontro vão sair os nomes dos finalistas do gênero.

Os representantes do Amapá nesse gênero são das escolas Sebastiana Lenir de Almeida, de Macapá, e Augusto Antunes, de Santana. Evelin Beatriz Barbosa de Oliveira aproveitou a redação para alertar sobre os perigos que representam a brincadeira de soltar pipa.

“Apesar de ser uma brincadeira, muita gente não toma os cuidados devidos para evitar acidentes, por exemplo. Estou feliz em poder representar o meu Estado nessa importante competição”, comentou a estudante.

O momento também foi para os semifinalistas trocarem experiências, ler o material produzido e apontar correções nos textos. “É a primeira vez que temos a oportunidade de nos reunir. A Olimpíada é um instrumento importante de incentivo à leitura e escrita”, disse a professora Cely Santiago, da escola Sebastiana Lenir.

Os próximos encontros regionais vão acontecer nas seguintes datas e locais, de acordo com os gêneros: ‘Crônica’, em Porto Alegre (RS), de 8 a 10 de novembro; ‘Memórias Literárias’, em Fortaleza (CE), de 16 a 18 de novembro; e ‘Poema’, em Salvador (BA), de 22 a 24 de novembro.

Para a final, que acontecerá em dezembro, em Brasília (DF), são selecionados 152 textos, 38 de cada gênero. Os finalistas receberão medalha, tablet e R$ 350 em vale para a compra de livros. Os cinco ganhadores de cada categoria receberão medalha, além de notebook, impressora e laboratórios de informática para suas escolas.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A iniciativa é do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá