Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 23 de fevereiro de 2017 - 16:42h
Escolas de Ensino Militar vão resgatar valores esquecidos pela juventude
Assinatura do acordo de cooperação contou com a presença do governador Waldez Góes
Por:
Foto: Secom
Assinatura do acordo de cooperação foi celebrada entre Seed, PM e Bombeiros

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), a Polícia Militar do Amapá (PM-AP) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM-AP) celebraram nesta quinta-feira, 23, um Acordo de Cooperação visando a implantação do modelo de Gestão Compartilhada e Ensino Militar na rede estadual. A assinatura aconteceu no Palácio do Setentrião e contou com a participação do governador Waldez Góes.

A cerimônia também teve a participação da secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, e dos coronéis Rodolfo Oliveira e Wagner Coelho, comandantes da PM e CBM, respectivamente. A parceria estabelece o compartilhamento de responsabilidades na gestão dos colégios Antônio Messias, que terá à frente o comando da Polícia Militar, e Risalva do Amaral, com a gestão compartilhada com o Corpo de Bombeiros Militar, garantindo a oferta dos ensinos fundamental e médio para pouco mais de 2 mil estudantes.

“As escolas de ensino militar visam contribuir para a condição social dos nossos estudantes, onde o diferencial desse modelo de ensino é o resgate de valores como o civismo, a cidadania, valores hoje muito esquecidos pelos nossos jovens”, comentou a secretária Goreth Sousa.

A Seed vai continuar dando suporte técnico e pedagógico às escolas, além de disponibilizar corpo docente, técnico-pedagógico e administrativo, para subsidiar a implantação do modelo de Gestão e Ensino Militar nas escolas a serem cedidas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros. Além de acompanhar as atividades de implantação, avaliando seus resultados e reflexos na comunidade escolar, dando feedback à equipe de gestão das instituições militares.

“Além da grade curricular comum, vamos levar para a escola a nossa expertise no desenvolvimento de projetos sociais que a PM desenvolve e deram certo, como Peixinhos Voadores, Proerd e outros. Queremos formar jovens compromissados com o desenvolvimento do nosso Estado”, comentou o comandante da PM, Rodolfo Oliveira.

O novo modelo de ensino foi implantando inicialmente em escolas da capital, uma na Zona Sul e outra na Zona Norte, mas a expectativa é que em 2018 seja adotado em outros colégios, dessa vez do interior do Amapá.

“Nosso compromisso é fazer com que o projeto continue independente do governo que estiver à frente do Estado. Temos certeza que a iniciativa vai lograr grandes resultados, como podemos observar em outros entes federados que já ofertam o ensino militar. Nossa intenção é que a partir de 2018 escolas de outros municípios do Amapá também sejam contempladas com essa modalidade de ensino”, destacou o governador Waldez Góes.

As escolas Antônio Messias e Risalva do Amaral passam intervenções visando o início do calendário escolar de 2017, previsto para 6 de março. Os colégios recebem trabalhos de pintura, adaptação em algumas estruturas, capina, entre outros. Os professores que já atuam nos dois colégios vão permanecer. Militares que apresentam uma ligação com o campo pedagógico serão selecionados para atuarem nas unidades escolares.

“Vamos trabalhar em conjunto com a Seed visando melhorar cada vez mais o ensino, focando em melhores índices como o de Desenvolvimento da Educação Básica [Ideb] da escola Risalva do Amaral, além de implementar os conteúdos que já estão na matriz”, finalizou o coronel Wagner Coelho, comandante do Corpo de Bombeiros.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá