Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 23 de setembro de 2016 - 17:02h
Fim de semana no Sacaca será marcado pela 10º Primavera dos Museus
A programação contará com debates, apresentação de pesquisas científicas no Museu Vivo, além de oficinas de desenhos, caricaturas e grafismo
Por:
Foto: Alex Silveira
Pintura indígena chamou atenção dos visitantes que puderam ter os traços estampados no corpo

Uma boa pedida para o fim de semana é a programação da 10ª Semana de Primavera dos Museus, que ocorre em todo o Brasil e iniciou na última quinta-feira, 22, no Museu Sacaca, em Macapá. O tema deste ano é “Memórias e Economia na Cultura”.  A programação é gratuita e segue até dia 25 de setembro.

Nesta sexta-feira, 23, quem optou fugir do calorão, procurou refúgio nas sombras das inúmeras árvores do museu e pôde contemplar, além das belezas naturais, a apresentação do museu vivo. A programação contou com exposição de utensílios utilizados pelos povos da floresta, oficinas de desenhos, caricaturas, grafismo e pintura indígena. 

As amigas Joelma Botelho e Letícia Silva ficaram encantadas. Empolgadas com a programação diferenciada, optaram pela pintura indígena, que é feita gratuitamente, e assim, puderam exibir os traços pelo corpo. 

“Fiquei super empolgada. Sempre venho aqui, pois tenho o local como refúgio para repor as energias e organizar as ideias. Hoje, quando vi a programação me animei e trouxe minha amiga. Valeu muito a pena”, compartilhou a advogada Joelma. 

Ronaldo Rony e Neivaldo Júnior são alguns dos artistas amapaenses que participam da exposição de caricaturas. O espaço irreverente fica localizado bem no coração do museu e tem atraído muita gente que aprecia a arte. 

A gerente do Museu Escola, Nilda Barbosa, conta que o objetivo de levar uma reflexão e mostrar aos visitantes que o museu contribui, além da cultura, tem sido cumprido. 

“As pessoas, cada vez mais, procuram o espaço. Estudantes, profissionais e outras pessoas. Isso nos alegra muito. O museu se transformou, além de espaço de lazer, numa fonte de estudo e pesquisa. Mensalmente recebemos mais de três mil estudantes, nossa agenda de outubro está praticamente lotada”, revelou Nilda. 

Confira a programação do fim de semana:

Quem perdeu a programação de sexta-feira é só ficar ligado, no sábado, 24, as atividades prosseguem com uma ação educativa no planetário, que vai ocorrer das 9h às 11h30, e das 14h às 17h. 

No domingo, 25, adultos e crianças poderão conferir, a partir das 9h, contação de histórias, sarau de poesias e brincadeiras. O encerramento fica por conta do cinema cultural, que será das 15h às 17h. 

O Museu Sacaca funciona de 9h às 17h e fica localizado na Avenida Feliciano Coelho, no bairro do Trem, na Zona Sul de Macapá. 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá