Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 24 de março de 2017 - 12:37h
Bope prepara patrulheiros para atuar em vigilância monitorada nas escolas
Profissionais receberam treinamento de técnicas defensivas e de abordagem. Patrulhamento ocorrerá em situações de suspeita de ocorrência.
Por:
Foto: Erich Macias

Além do monitoramento integrado entre a empresa de vigilância monitorada Ativa System Brasil, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), e o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar, as escolas estaduais em vulnerabilidade também terão a cobertura de 12 patrulheiros nas unidades de ensino sempre que houver suspeita de ocorrências.

Os profissionais receberam treinamento específico do Bope, garantindo mais preparação nas abordagens. Eles receberam certificado de participação nesta sexta-feira, 24. Os patrulheiros aprenderam técnicas de direção defensiva de moto, mobilização tática, defesa pessoal, uso de algemas e tonfa, e serão responsáveis por ir até as unidades sempre que a Central de Monitoramento detectar alguma movimentação suspeita, e também de acionar o Ciodes e o Bope quando houver necessidade.

O treinamento do Bope aos patrulheiros de uma empresa privada é inédito no Amapá, segundo o comandante do Batalhão, tenente-coronel Paulo Matias. Para o oficial, os patrulheiros estão preparados para executarem com sucesso a missão de proteger o patrimônio público escolar. “Parabenizo o empenho dos patrulheiros durante o treinamento e a força integrada juntamente com o sistema de monitoramento para garantir mais segurança à comunidade”, disse.

Há previsão de que outros treinamentos ocorram para reciclar as técnicas aprendidas e agregar novos conhecimentos. A vigilância monitorada conta com 12 patrulheiros, câmeras de longo alcance e cobertura instaladas em pontos estratégicos nas escolas de maior vulnerabilidade. O monitoramento acontece por uma central integrada que acompanha em tempo real os espaços interno e externo das escolas.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá