Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 24 de março de 2017 - 18:05h
Extrativismo no Jari é reforçado com entrega de quadriciclo
Veículo foi financiado na Afap com recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural do Estado
Por:
Foto: Patryck Almeida
Quadriciclo será o primeiro veículo a transportar castanha no Vale do Jari

O escoamento de produtos extraídos da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Iratapuru, no município de Laranjal do Jari, terá um grande avanço com a chegada do primeiro quadriciclo na região. O veículo foi entregue nesta sexta-feira, 24, pela Agência de Fomento do Amapá (Afap).

Financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Rural do Estado (Frap), o quadriciclo custou R$ 29 mil e vai ajudar na colheita da castanha, principal atividade extrativista na região sul do Amapá. O veículo facilitará o acesso aos ramais diminuindo o tempo e o esforço dos produtores.

“Hoje carregamos sacas de até 70 quilos nas costas porque não podemos utilizar trator no meio da mata porque causaria danos à natureza. Por isso, esse equipamento é o mais adequado por caber em qualquer trilha, sem contar que é motor 4x4 com tração. Ou seja, ele tem bastante força”, explicou Aldemir Pereira, extrativista financiado.

De acordo com Hélio Dantas, secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, o objetivo é expandir essa ferramenta para outras regiões do Estado, principalmente em locais onde os caminhões não conseguem entrar. “Vimos que esse investimento é muito viável e ajuda bastante na retirada de qualquer produto em áreas de difícil acesso”, avaliou o gestor.

Para o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), José Maria Darmasso, esse é um progresso importante para o setor extrativista amapaense. “Estamos saindo de uma atividade extremamente desgastante para o produtor e estimulando essas pessoas a produzirem mais com a ajuda deste equipamento”, disse Darmasso.

Usado para o fomento do extrativismo, agricultura, piscicultura e pecuária, o Frap é um estímulo do Governo do Amapá para o desenvolvimento do setor produtivo. Por conta disso, a Afap reforça a importância dessa política de financiamento. “Estamos de portas abertas para conceder esse crédito para qualquer produtor. Nosso objetivo é fortalecer a economia no campo e temos certeza que esse quadriciclo será fundamental para esse avanço”, reafirmou o diretor técnico da Afap, Guarabichaba Martins.

Castanha
De acordo com a Cooperativa Mista de Produtores e Extrativistas do Rio Iratapuru (Comapu), 56 famílias vivem da extração de castanha extraída nesta área. O produto coletado atinge em média 700 hectolitros durante a safra e é processado para uso cosmético. Transformada em óleo é comercializada por grandes empresas multinacionais.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá