quinta, 25 de maio de 2017 - 11:35h
Fiscalização identifica garimpo ilegal em Pedra Branca do Amapari
Empresário tinha licença vencida para pesquisa e estava prestes a iniciar a exploração na área.
Por: Fabiola Gomes
Foto: Divulgação
Maquinário utilizado para exploração mineral foi encontrado pelos fiscais durante a operação em Pedra Branca

Em uma ação de vistoria, na quarta-feira, 24, envolvendo equipes de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi constatado o início de exploração mineral irregular em uma área localizada na comunidade do Tucano II, próximo à aldeia Indígena Wajãpi, no município de Pedra Branca do Amapari. O objetivo da vistoria foi combater qualquer tipo de exploração mineral e impacto ambiental na área.

Segundo o chefe do Núcleo de Gestão da Floresta Estadual do Amapá (Flota) do IEF, Eraldo Neves, havia uma autorização concedida a uma pessoa física, pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), para realização de pesquisas de viabilidade mineral no referido local, porém, o documento tinha validade até o ano 2016 e não foi renovado pelo responsável.

“Durante a ação de vistoria, detectamos além da licença vencida, a criação de uma infraestrutura para exploração de minério, como extensão dos ramais, construção de pontes e maquinário no local caracterizando crime ambiental”, explicou Neves.

Os fiscais apreenderam equipamentos como: gerador de energia, britadeiras eletrônicas, retroescavadeiras e bombas d’agua. O material foi fotografado e será usado como prova para que seja aberto o auto de infração para multar o responsável que praticou o ato. 

O responsável pela prática ilegal já foi identificado pelos órgãos ambientais. Além de notificado, teve a licença que estava vencida, cancelada e ainda será multado.

Ainda esta semana, a equipe retornará à região para acompanhar o recolhimento e o transporte dos materiais apreendidos até a capital.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá