Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 25 de fevereiro de 2017 - 22:33h
Governo intensifica ações de combate à tuberculose no Iapen
De três em três meses, ações preventivas são realizadas no Instituto, incluindo exames para tuberculose, hanseníase e HIV
Por: Da Redação .Colaboradores: Simone Guimarães
Foto: Secom/Arquivo
Casos da doença surgem com maior frequência no período chuvoso, quando os internos passam mais tempo nas celas

A coordenação de tratamento penal, que funciona dentro do Instituto Penitenciário do Amapá, trabalha numa ação conjunta com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Prefeitura de Macapá para tratar casos de tuberculose no Iapen. Seis internos diagnosticados com a doença estão em uma cela isolados, recebendo medicação. Outros três apenados, que apresentam os sintomas, estão sendo monitorados por uma equipe de saúde do instituto.

De acordo com o diretor do Iapen, Jefferson Picanço, os casos da doença surgem com maior frequência no período invernoso, quando os internos passam mais tempo nas celas em função das chuvas.

O confinamento pode favorecer a infecção que ocorre a partir de inalação de gotículas expelidas pela fala, espirro e tosse de pessoas doentes. Neste período de chuvas, os internos adoecem mais com viroses gripais e apresentam sintomas como coriza e tosses que podem ser confundidos com a tuberculose.

Para evitar a disseminação da doença e tranquilizar a comunidade prisional, a Coordenação de Saúde Prisional, Laboratório Central de Análises Clínicas (Lacen), Centro de Referência de Doenças Tropicais(CRDT) e o Iapen, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irão realizar uma grande ação quando serão ofertados 60 exames diários até que toda a população carcerária seja atendida.

Está marcado para o dia 17 de março, o Dia "D" de saúde prisional onde além dos exames para o diagnóstico de tuberculose, serão ofertados testes rápidos para HIV, Hepatites Virais e vacinação. “Estamos organizando uma força tarefa integrada de saúde para atuar no Iapen e garantirmos atendimento com diagnóstico e tratamento em vários agravos à população privada de liberdade conforme preconiza a política de saúde prisional do Ministério da Saúde" assegurou o secretário de Saúde, Gastão Calandrine.

Tuberculose
A tuberculose é transmitida pelo Mycobacterium Tuberculosis, o bacilo de Koch, e afeta principalmente os pulmões. Os sintomas são tosse por mais de duas semanas, catarro, febre, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento. Nos casos mais avançados o doente apresenta escarro com sangue. A tuberculose tem cura. O tratamento em geral dura em média seis meses e os medicamentos não podem ser interrompidos.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá