Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 26 de junho de 2017 - 12:25h
Programa de Incubação de Empresas do Amapá certifica primeiro empreendimento
Iniciativa tem como objetivo fortalecer micro e pequenos empreendimentos do Amapá
Por: Andreza Carolina
Foto: Maksuel Martins
Os produtos da InovaDados são hoje utilizados por mais de mil instituições de ensino públicas e privadas de várias regiões do Brasil e mesmo de outros países onde se fala o português, como Angola, Moçambique e Portugal.

Na última sexta-feira, 23, o Programa de Incubação de Empresas do Amapá emitiu a primeira diplomação de sua história ao certificar a InovaDados, empreendimento voltado para soluções tecnológicas da área educacional. O processo de incubação do governo estadual é desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), com o intuito de oferecer suporte a empreendedores para que eles possam desenvolver ideias inovadoras.

Durante a solenidade, o diretor-presidente do Iepa, Wagner Costa, explicou que a diplomação marca um novo momento na história do Programa de Incubação de Empresas do Amapá, criado há 20 anos e reformulado em 2017, quando tornou-se mais abrangente. Atualmente, a iniciativa conta com a parceria de outros órgãos da administração direta e indireta do Estado, como a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e a Agência de Fomentos do Amapá (Afap), além de instituições privadas.

Costa frisou que a diplomação da InovaDados permitirá novas oportunidades ao empreendimento. “Com o certificado, a empresa poderá acessar outros recursos disponíveis para se desenvolver ainda mais”, afirmou.

O presidente da InovaDados, Felipe Ferreira, destacou que a contribuição do governo foi fundamental para a expansão da empresa que foi criada formalmente em 2008, quando possuía apenas dois funcionários. No ano seguinte, passou a fazer parte do Programa de Incubação de Empresas, onde obteve suporte de infraestrutura e assessoria técnica.

Atualmente, o empreendimento possui 16 colaboradores e mantém três softwares, o principal deles, o Proesc, é utilizado por mais de mil instituições de ensino públicas e privadas de várias regiões do Brasil e mesmo de outros países onde se fala o português, como Angola, Moçambique e Portugal.

“Hoje nós exportamos tecnologia do Amapá para o Brasil e outros países e decidimos manter nossa sede aqui para incentivar outros empreendedores. O auxílio da incubadora foi fundamental para que conseguíssemos chegar nesse patamar”, ressaltou, acrescentando que o empreendimento continuará contando com o suporte da Incubadora Tecnológica até concluir seu processo de estabilização. 

A coordenadora do programa, Cleidione Oliveira, ressaltou que a certificação é o momento em que a instituição entrega à sociedade uma empresa consolidada após passar pelo processo de incubação que fornece apoio e acompanhamento. “Estamos muito felizes e orgulhosos nesse momento e esperamos diplomar muitos outros empreendimentos no futuro”, relatou.

Programa de Incubação de Empresas

A Iniciativa foi criada com o objetivo estimular empreendedores no desenvolvimento de seus negócios, desde o processo de criação até a produção de um novo produto, além de fornecer os suportes necessários para o desenvolvimento e sucesso da empresa.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá