Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 26 de julho de 2017 - 18:12h
Campanha incentiva o enfrentamento ao tráfico de pessoas no Amapá
Distribuição de folders e panfletos com informações sobre o tema foi feita nesta quarta-feira, 26, no aeroporto da capital
Por:
Foto: SEJUSP
A campanha, no Amapá, iniciou-se na segunda-feira, 24, e prossegue até o dia 30 de julho, percorrendo pontos de grande concentração de pessoas, como o aeroporto e portos de Macapá e Santana.

Uma ação do Governo do Amapá realizada na tarde desta quarta-feira, 26, no Aeroporto Internacional de Macapá Alberto Alcolumbre, chamou a atenção de funcionários e passageiros para o enfrentamento ao tráfico de pessoas no Estado, principalmente em razão da fronteira com a Guiana Francesa e Europa através do município de Oiapoque, distante 590 quilômetros da capital Macapá.

A distribuição de folders e panfletos com informações sobre o tema foi feita pelo Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (NEPT/Sejusp) e faz parte da semana de mobilização ao enfrentamento desse crime, por meio da Campanha Coração Azul, realizada pelo Ministério da Justiça e do Escritório da Organização das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.

A campanha, no Amapá, iniciou-se na segunda-feira, 24, e prossegue até o dia 30 de julho, percorrendo pontos de grande concentração de pessoas, como o aeroporto e portos de Macapá e Santana.

De acordo com a coordenadora do NEPT, Otacília Paes, esse trabalho de conscientização é fundamental para que as pessoas tenham mais noção sobre os casos e passem a ajudar no combate por meio de denúncias. O material distribuído ilustra formas de identificação e prevenção a essas práticas criminosas. 

Otacília explica que os casos de tráfico de pessoas podem ser caracterizados de diversas maneiras, como promessas de trabalho que levam as vítimas para situações de exploração sexual, trabalho escravo, tráfico de órgãos, adoção ilegal e servidão por dívida. “Sabemos que existem casos de pessoas traficadas, principalmente para Guiana Francesa, que são submetidas à exploração sexual e ao trabalho escravo em áreas de garimpo. É isso que estamos combatendo”, disse a coordenadora.

Campanha 

Com a adesão à Campanha Coração Azul, em 2013, o Brasil se comprometeu a disponibilizar meios de divulgação e mobilização da sociedade para a luta contra o tráfico de pessoas. No país, de 2005 a 2011, foram investigadas 514 denúncias desse crime e, dentre os números de 2007 e 2010, de cada 100 pessoas traficadas no mundo 27 eram crianças. Para denunciar esse tipo de crime, disque 100 ou 180.

 

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá