Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 26 de julho de 2017 - 10:41h
Programação cultural anima participantes da Festa de São Tiago
Moradores de Mazagão Velho aproveitaram a oportunidade para garantir um aumento na renda.
Por: Andreza Carolina
Foto: André Rodrigues
Milhares de pessoas se reuniram para assistir às apresentações musicais no distrito de Mazagão Velho

A Festa de São Tiago completa 240 anos com um público recorde: de acordo com a Polícia Militar do Estado do Amapá, 50 mil pessoas já participaram da festividade que ocorre entre os dias 16 e 28 de julho. Nesta terça-feira, 25, os mazaganenses e turistas puderam prestigiar a programação cultural que marcou o Dia Estadual de São Tiago, ponto alto da festa. Artistas como Finéias Nelluty e a banda Fruto Sensual animaram a noite do distrito de Mazagão Velho.

A dona de casa Elcilene Brito, 26 anos, mora em Santana e desde a infância participa da Festa de São Tiago. A jovem observou que houve mudanças positivas nesta edição do evento. “Desta vez, participei de várias edições, mas dessa vez notei um público maior e mais organização”, afirmou a jovem que prestigiava a apresentação do cantor Finéias Nelluty, acompanhada do namorado.

Para outras pessoas, a Festa de São Tiago era uma novidade. É o caso da estudante Jéssica Lima, 19, que é natural de Belém (PA) e está de férias na casa de parentes na capital amapaense.  “É um evento muito bonito e animado. Estou gostando muito das apresentações musicais, espero voltar outras vezes”, disse a jovem, que elogiou a segurança da festividade. “Quando se fala em eventos maiores, é natural que a gente se preocupe, mas estou me sentindo tranquila aqui, vejo muito policiamento”, concluiu.

De fato, a segurança do evento foi reforçada pelo Governo do Amapá, pois já havia expectativa de aumento do público devido a inauguração da Ponte da Integração Washington Elias dos Santos, em dezembro de 2016, e melhorias na estrutura da cidade.  Por esse motivo, os órgãos de segurança pública do Estado atuam de forma conjunta para atender as demandas dos 13 dias de festividade. Estão envolvidos cerca de 700 militares entre policiais e bombeiros.

“Já sabíamos que o público da Festa de São Tiago iria crescer em relação às edições anteriores e estamos preparados para atender a demanda. Fizemos um planejamento e reforçamos todo nosso efetivo para garantir tranquilidade à população, e até agora não registramos nenhum incidente grave”, ressaltou o gestor da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Ericláudio Alencar.

Empreendedorismo

Para uma parcela da população de Mazagão Velho, o momento foi uma oportunidade para empreender e aumentar a renda. É o caso da administradora Shirley Moura, 38 anos, que, ao lado familiares, mantém um restaurante onde são servidos pratos como mojica de camarão e maniçoba.

Além de comercializar comidas típicas, há dois anos a família decidiu inovar: um quarto da casa foi alugado para receber turistas.  “Com a inauguração da ponte, percebemos que o número de visitantes iria crescer, por isso resolvemos oferecer essa opção, para garantir um complemento à renda da nossa família. Esse tem sido o melhor ano para nós”, ressaltou.

Shirley acredita que o município de Mazagão tem vocação turística, devido a sua história e suas belezas naturais. Com o crescimento de público da Festa de São Tiago, a administradora espera que o empreendedorismo e o turismo avancem na cidade, não somente no período da festividade, mas durante todo o ano. “O Governo do Estado tem dado muito apoio ao nosso município e isso se reflete na Festa de São Tiago, que a cada ano é maior e mais bonita; nós, moradores, percebemos e sentimos esse avanço”, afirmou.

Outro morador que garantiu um complemento na renda foi o professor Antônio José Pinto. Natural de Mazagão Velho, durante os dias de festividade ele atua na lanchonete do irmão, onde são comercializadas comidas típicas, como vatapá, maniçoba e camarão no bafo.

“A possibilidade de empreender traz muitos benefícios às famílias de Mazagão Velho, principalmente com o aumento do número de visitantes. Nos esforçamos para realizar um bom atendimento para que as pessoas levem uma boa referência da nossa comunidade”, concluiu.

240ª Festa de São Tiago

A Festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros).

Realizado desde 1777, na vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.

A festividade em homenagem a São Tiago mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Estado do Amapá e Prefeitura de Mazagão.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá