Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 11 de julho de 2017 - 10:05h
Governo lança edital do programa MedioTec e oferta de cursos para alunos do ensino médio
Serão disponibilizadas 2.335 vagas para cursos presenciais e a distância. Período de inscrições é de 17 a 24 de julho.
Por:
Foto: Erich Macias
Além da oportunidade de qualificação, os jovens vão receber bolsa para custear as despesas com alimentação e transporte

O Governo do Amapá lança nesta terça-feira, 11, o edital do Programa MedioTec. Serão ofertadas 2.335 vagas em cursos técnicos para alunos regularmente matriculados no ensino médio da rede pública de ensino. O MedioTec é uma ação nacional que visa o fortalecimento das políticas de educação profissional, oferecendo ensino técnico de nível médio articulado de forma simultânea com as redes de educação e com o setor privado.

As vagas vão atender estudantes de Macapá, Santana, Mazagão, Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Vitória do Jari, Tartarugalzinho e Oiapoque.

As inscrições acontecem no período de 17 a 24 de julho, e serão feitas exclusivamente via internet, com o preenchimento do formulário online disponível no portal www.processoseletivo.ap.gov.br. O edital também está disponível no site da Secretaria de Estado da Educação (Seed), www.seed.ap.gov.br, e no Diário Oficial On-line, no site http://www.sead.ap.gov.br/diario.php.

Além da oportunidade de qualificação, os jovens vão receber bolsa para custear as despesas com alimentação e transporte. Uniforme escolar e material didático serão distribuídos gratuitamente aos estudantes.

Os principais cursos técnicos ofertados são: enfermagem, pesca, segurança do trabalho, informática, recursos humanos, agroecologia, artesanato, eletroeletrônica, saúde bucal. Instituições como o Centro de Educação Apoena e o Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológico do Amapá (Ifap) são parceiros do MedioTec no Estado.

O MedioTec estimula parcerias entre as instituições ofertantes de ensino médio e de educação profissional com o setor produtivo, para que os estudantes sejam absorvidos, inicialmente, na condição de aprendizes ou estagiários durante a realização do curso e, posteriormente, possam assumir postos de trabalho.

“O programa é essencial, principalmente, para atender a demanda de vagas de trabalho onde ainda tem certa dificuldade em se achar mão de obra qualificada”, pontuou a secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Seed, Neirian Quadros.

O resultado preliminar da seleção será divulgado dia 26 de julho e as matrículas, de 01 e 04 de agosto. A previsão é de que os cursos do MedioTec tenham duração de um a dois anos e meio e sejam iniciados a partir do mês de agosto deste ano.

Processo seletivo para professores

Em 2017, serão ofertadas 200 vagas para docentes de cursos técnicos atuarem nos Centros e Unidades Remotas. A bolsa é de R$ 50 hora/aula. O edital do processo seletivo deverá ser lançado a partir do dia 17 de agosto.

Em 2016, foi realizado processo seletivo para professores, técnicos e apoio administrativo nos cursos de Formação Inicial e Continuada. Foram ofertadas, ao total, 545 vagas naquele momento.

Fortalecimento do Ensino Técnico no Amapá

O Governo do Amapá vem trabalhando para intensificar políticas que possibilitem a inserção de jovens no mercado de trabalho, com mais celeridade. Em 2015, 1.260 vagas foram ofertadas pelo Estado em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), atendendo os municípios de Macapá, Mazagão, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Tartarugalzinho, Laranjal do Jari, Itaubal, Porto Grande, Santana, Calçoene e Pracuúba. Em 2016 o número de vagas aumentou, sendo pactuadas 1.763 vagas de cursos FIC nos municípios de Macapá, Santana e Porto Grande.

Em junho deste ano o governo realizou uma feira de profissões voltada ao programa MedioTec. Os estudantes puderam conhecer os cursos ofertados por meio de palestras com profissionais das áreas e exposições feitas por alunos do Pronatec.

O Estado possui 7 Centros Profissionalizantes e 23 Escolas Remotas aptas para oferta de cursos de qualificação profissional e cursos técnicos do antigo Pronatec, hoje, MedioTec. Na nova roupagem do programa, todos os Centros terão psicopedagogos. A presença desses profissionais nos locais de ensino visa reduzir a evasão de alunos nos cursos.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá