Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 15 de maio de 2017 - 14:41h
Competição de resgate veicular simulado abrirá a 42ª Semana do Bombeiro
A novidade este ano será a participação de uma equipe convidada da Guiana Francesa além de uma competição entre várias instituições.
Por:
Foto: Arquivo/Secom.
A equipe vencedora representará o Estado do Amapá na seletiva nacional.

A Semana do Bombeiro Militar do Amapá, este ano, inicia-se nesta quinta-feira, 18, com o Desafio Amapaense de Resgate Veicular. A equipe vencedora representará o Estado do Amapá na seletiva nacional. As seletivas da competição prosseguem ainda na sexta-feira, 19, no 2° Grupamento de Bombeiros Militar, localizado na Rua Tancredo Neves, bairro São Lazaro, zona norte de Macapá. A solenidade de abertura da semana será na quarta-feira, 17, no Comando-Geral dos Bombeiros.

De acordo com o coordenador da Semana do Bombeiro, coronel Rogério Ramos, deverão participar da programação militares de todos os batalhões. “Os bombeiros passaram por um treinamento que foi ministrado para militares de todos os grupamentos, os deixando aptos para a competição”, destaca.

Programação

A programação da Semana do Bombeiro continua durante o mês de junho. Nos dias 5, 6, 8 e 9, na quadra do Comando-Geral, haverá competições de futebol de salão masculino. No mesmo período, será realizada a final do futsal feminino. No dia 7 de junho, será feito o simulado de incêndio vertical. “Não é uma competição e sim um simulado para que a sociedade possa participar e observar como os bombeiros atuam diante de uma situação de incêndio em prédios verticais”, frisa.

Nos dias 19, 20, 21, 22 e 23 de junho, ocorrem as competições de vôlei de praia masculino e feminino, na quadra de vôlei do complexo do Araxá. Dando continuidade à programação, no dia 29, será realizado o Fast Triathlon na orla do Santa Inês. “Esta competição será realizada neste dia por conta da maré. Serão 200 metros de natação, seguidos de 3,6 quilômetros de ciclismo e 1,2 quilômetros de corrida”, destaca.

Dois dias depois, as equipes retornarão à orla de Macapá para nova competição. Dessa vez, será para o desafio de Aquathlon, competição que terá 2,5 quilômetros de natação e 5 quilômetros de corrida. 

No dia 3 de julho, será realizado o Circuito Operacional no Comando-Geral dos Bombeiros. Este ano, a competição contará com a participação de um grupo convidado da Guiana Francesa. “Este grupo vai participar desse circuito e também poderão escolher participar do Fast Triathlon ou do Aquathlon”, explica.

Já no dia 4, será realizado o Salvamento Aquático, na piscina do Comando-Geral. No dia 5, acontece a competição de vôlei masculino institucional. “Para o vôlei institucional, vamos formar uma equipe do Corpo de Bombeiros, que irá disputar a competição com equipes da Polícia Militar, da Guarda Municipal de Macapá, da Marinha e do Exército”, conclui.

A programação da Semana do Bombeiro encerra-se no dia 5 de junho com um passeio ciclístico programado para largar da orla do Araxá. “Essas competições são importantes para aproximar mais o nosso efetivo e ter também na parte esportiva, aquática e de salvamento, uma interação entre os nossos militares e principalmente para quem está chegando na corporação, como os 30 novos aspirantes a oficiais, que irão participar inclusive como coordenadores de suas equipes”, acrescenta.

42ª corrida do fogo

No dia 2 de julho é comemorado o Dia Nacional do Bombeiro Militar. Para celebrar a data, vai acontecer a 42ª Corrida do Fogo. As inscrições já estão abertas no site http://chiptiming.com.br/eventos/corridadofogo2017, no valor de R$ 60, e a premiação varia de acordo com as categorias.

Os kits para os participantes serão entregues dois dias antes da competição. Serão 10 quilômetros de percurso com saída às 6h e chegada em frente ao Comando Geral dos Bombeiros, que fica localizado na Avenida Mendonça Junior, bairro Santa Rita. Na edição de 2016, a corrida do fogo contou a participação de mais 1.500 competidores.

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá