Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 16 de fevereiro de 2017 - 16:37h
Em 2016, quase 11 mil mulheres vítimas de violência foram atendidas no Amapá
Atendimentos foram realizados na Secretaria Para Mulheres e nos centros de acolhimento em todo o estado
Por:
Foto: Secom Arquivo
Ações nos 16 municípios ressaltaram a importância de se discutir sobre violência

No ano de 2016, a Secretaria Extraordinária de Políticas Para Mulheres (Sepm) realizou 10.994 atendimentos. O número é expressivamente maior em comparação a 2015, quando houve 1.893 mulheres atendidas no prédio do órgão e também nas unidades de acolhimento como o Centro de Referência de Atendimento (Cram) e Centro de Atendimento à Mulher e a Família (Camuf).

A titular da Sepm, Silvanda Duarte, atribuiu o aumento no número de atendimento às ações de conscientização e enfrentamento à violência doméstica ao longo dos anos, que encorajou mais mulheres a buscarem ajuda.

“Fizemos ações nos 16 municípios tanto na área urbana, quanto na zona rural e em aldeias para mostrar as mulheres a importância de se debater sobre a violência doméstica, educação sexual, a prevenção ao HIV e DST’s e principalmente informá-las sobre as leis que as protegem”, frisou.

A gestora informou que a secretaria está se mobilizando para intensificar as ações educativas durante o período carnavalesco, através de palestras e ações educativas nos centros de acolhimento.

“É um período que muitas vezes as mulheres se tornam vulneráveis a esse tipo de violência por causa de atitudes inconsequentes frutos do machismo que infelizmente ainda se faz presente. Reforçaremos os atendimentos nesse período seja na secretaria ou nos Cram’s e no Camuf”, frisou.

A SEPM também está fechando os dados referentes aos casos de violência à mulher em 2016. Essas informações estão sendo obtidas através dos atendimentos dos centros, além das ocorrências registradas da Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM) e das entradas de mulheres vítimas de violência sexual no Hospital Mãe Luzia.

Esses dados deverão ser divulgados no mês de março, mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá