Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 12 de agosto de 2016 - 16:10h
Famílias serão beneficiadas com manejo florestal comunitário
Consulta pública discutirá regulamentação do manejo florestal comunitário no Amapá
Por:
O manejo comunitário beneficiará, principalmente, as mais de 400 famílias que ocupam a Flota.

Simplificar a exploração da madeira e outros produtos da floresta é o  principal objetivo da consulta pública para regulamentação do manejo  comunitário - sem a intervenção de empresários - que ocorreu na manhã  desta sexta-feira, 12, no Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Para realizar o evento, o IEF conta com a parceria do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, que realizará a consulta em todos os Estados brasileiros, tendo em vista a regulamentação do plano de manejo. O Amapá foi o primeiro Estado a receber a consulta.

Na ocasião, os participantes apresentaram as peculiaridades da região, necessidades e o tipo de legislação aplicada para o setor. As informações serão inclusas no decreto federal, que instituirá o plano de manejo comunitário. “Queremos ouvir a realidade do Amapá, para incluirmos no plano e analisar de que forma podemos simplificar os processos para que os agricultores tenham acesso ao manejo”, explicou Graciema Pinage, analista ambiental do SFB.

O manejo comunitário beneficiará, principalmente, as mais de 400 famílias que ocupam a Floresta Estadual do Amapá (Flota). A comunidade poderá explorar, beneficiar e comercializar os produtos da floresta sem a intermediação de empresários. A atividade é de alta rentabilidade para o agricultor e de baixo impacto ambiental.

A próxima etapa do processo será em outubro, com a reunião geral entre os Estados para discutir o decreto. Paralelo a isso, o IEF continuará com a entrega das cartas de anuências – documento que permite a prática de atividades na Flota – para os produtores cadastrados no levantamento ocupacional das áreas.

 “Vamos dialogar com os órgãos ambientais para a liberação do licenciamento de manejo e trabalhar a assistência técnica pelo IEF, oportunizando as famílias que ocupam a Flota”, informou o coordenador de acesso a recurso florestais do IEF, Raphael Santana.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá