Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 19 de maio de 2017 - 18:37h
Bolsa Esporte: Governo contribui para bom desempenho de atletas amapaenses
Atletas assinaram o termo de adesão ao programa nesta sexta-feira
Por: Da Redação .Colaboradores: Ailton Leite e Costa Filho
Foto: SEDEL
Serão contemplados 40 atletas de modalidades individuais e coletivas. que receberão uma bolsa no valor de um salário mínimo.

Atletas amapaenses de alto rendimento assinaram na manhã desta sexta-feira, 19, o termo de adesão do Programa Bolsa Esporte, do governo estadual. Ao todo serão disponibilizados 40 bolsas para auxiliar financeiramente desportistas de modalidades individuais e coletivas.

Cada contemplado pelo programa receberá mensalmente uma bolsa equivalente a um salário mínimo (R$ 937), que ajudará no custeio de despesas para o desenvolvimento e preparação de suas atividades esportivas.

O programa Bolsa Esporte foi idealizado pelo governo do Estado e vem sendo elaborado desde 2016 pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), visando garantir a presença dos atletas beneficiários em competições nacionais e internacionais.

O edital para o processo seletivo do programa foi publicado em março no Diário Oficial, e terá validade de 12 meses, atendendo a atletas do ciclismo, judô, luta olímpica, natação, taekwondo, tênis de mesa, atletismo, badminton e boxe. Nas modalidades coletivas serão assistidos atletas de basquete, vôlei e handebol.

O coordenador do programa Bolsa Esporte, Bruno Igreja, destacou que dois atletas de cada modalidade individual foram contemplados com a bolsa, e explicou que o critério desta seleção obedeceu a ordem de ranqueamento de cada federação. No total, foram destinadas 28 vagas para as modalidades de categorias individuais. 

O mesmo processo aconteceu para a escolha de atletas de modalidades coletivas. Como o programa ainda não tem estrutura para contemplar uma equipe inteira, a escolha dos beneficiários teve de ser indicada pelas federações, que recomendaram os que mais se destacaram em competições. 

Para o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Junior Maciel, esse é um marco na prática do desporto amapaense. “É um grande passo, visto que o benefício busca motivar a participação dos atletas que têm levado o nome do Estado para competições de várias modalidades tanto em âmbito nacional, quanto internacional”, explica.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá