Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 19 de maio de 2017 - 18:00h
Equipe ‘Amapá 2016’ vence o primeiro Desafio de Resgate Veicular
Foram avaliadas técnicas de corte, desencarceramento, atendimento pré-hospitalar e estabilização.
Por:
Foto: André Rodrigues/SECOM
A equipe vai representar o Amapá na seletiva nacional da competição

A equipe “Amapá 2016” foi a vencedora do primeiro Desafio de Resgaste Veicular do Amapá. O campeonato aconteceu nos dias 18 e 19 de maio e teve como palco a área externa do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAP), localizada na zona norte de Macapá.

O desafio tem como objetivo aprimorar as técnicas de salvamento e resgate em situações simuladas de acidente de trânsito e trauma em cenários que se assemelham com situações reais. Nesta sexta-feira, 19, a simulação ocorreu com duas vítimas e dois veículos, exigindo das equipes técnicas específicas de salvamento.  

O objetivo dos competidores é salvar a vítima de forma segura e no menor tempo possível. Cada uma das quatro equipes finalistas teve seis integrantes, sendo elas: Diamante, Amapá 2016, Tubarão e Vale do Jari.

Para a médica e integrante da equipe vencedora, Rejane Marques, o desafio agrega no desempenho das atividades diárias. “Podemos encontrar situações complexas no dia a dia e já nos deparamos com situações reais envolvendo sete vítimas e três veículos. Então, todo treinamento é importante para nosso serviço operacional e para possibilitar vislumbrar outros tipos de ocorrências”, pontuou.  

As manobras são avaliadas por um juiz com experiência na área de resgate e são analisados inúmeros itens para as pontuações, entre eles estão: técnicas de cortes, desencarceramento, atendimento pré-hospitalar e estabilização.

O desafio faz parte da programação comemorativa da Semana do Bombeiro, que se estenderá até o dia 9 de julho, e encerra com um passeio ciclístico aberto ao público na orla do Araxá. A competição também habilita a equipe para representar o Amapá na seleção nacional de resgate veicular, prevista para acontecer no mês de julho em Santa Catarina.

Para o capitão do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e avaliador da competição no Amapá, Alan Muniz de Andrade, as equipes apresentaram um excelente nível técnico. “A troca de experiências que existe entre as equipes é enorme, é um ganho profissional muito grande para todos os profissionais envolvidos”, disse Alan Muniz. 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá