Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 19 de maio de 2017 - 13:18h
Estudantes da Ueap poderão realizar estágio no Iepa
Serão beneficiados acadêmicos dos cursos de Engenharia, Ciências Naturais, Química e Tecnologia em Design
Por: Andreza Carolina
Foto: Ascom Ueap
A medida tem como objetivo garantir que os estudantes possam desenvolver atividades práticas e tenham convívio com o futuro ambiente de trabalho.

O próximo ano letivo da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) inicia-se em 27 de junho com uma novidade: os acadêmicos poderão realizar o estágio obrigatório de seus cursos também no Instituto de Pesquisa Cientificas e Tecnológicas do Amapá (Iepa). A oportunidade foi possibilitada graças a um convênio firmado entre as duas instituições na manhã desta sexta-feira, 19, na Reitoria da Ueap. O acordo entrará em vigor nos próximos dias.

A medida tem como objetivo garantir que os estudantes possam desenvolver atividades práticas e tenham convívio com o futuro ambiente de trabalho. O convênio beneficiará acadêmicos dos cursos de Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Licenciatura em Ciências Naturais e em Química, e Tecnologia em Design.

O estudante de Engenharia Florestal Paulo Andrade acredita que a oportunidade será de grande importância para a formação dos alunos, especialmente pela possibilidade de interação com pesquisadores experientes. “Nós já contamos com uma equipe de professores muito boa, estagiar no Iepa vai complementar nosso ensino e enriquecer nossa vida acadêmica”, reconhece.

Os acadêmicos beneficiados poderão utilizar a infraestrutura disponível no Iepa e auxiliar nas atividades de pesquisas científicas e tecnológicas. “É um avanço para as duas instituições”, enfatiza o diretor do Iepa, Wagner Costa. O reitor da Ueap, Perseu Aparício, explica que a parceria é um conquista importante para a instituição de ensino, especialmente para os alunos dos cursos de Engenharia que possuem um campo de atuação muito específico, por isso o número de instituições onde eles podem atuar é restrito.

De acordo com Aparício, o convênio com o Iepa trará outros benefícios, pois agregar os mestres e doutores das duas instituições permite uma integração maior entre os grupos de pesquisa. O reitor explica que, dessa forma, poderá ser desenvolvida uma proposta da Ueap e do Iepa para uma pós-graduação ou um futuro curso de mestrado.

Novas Parcerias

De acordo com a Coordenação de Estágios da Ueap, atualmente, há 387 acadêmicos matriculados regularmente na disciplina de estágio supervisionado, que foram encaminhados a instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e escolas da rede pública de Macapá e Santana.

Devido ao convênio com o Iepa, o número de alunos estagiando deve crescer, além disso, a instituição de ensino busca novas parcerias e está finalizando termos de cooperação com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e com a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa).

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá