Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 01 de julho de 2017 - 11:55h
Julho terá programação em homenagem ao Dia Estadual do Capoeirista e Mestre de Capoeira
Comemoração reunirá mesa-redonda, ações sociais e homenagens
Por: Andreza Carolina
Foto: Wenndel Paixão/SECOM
O Governo do Amapá providenciou espaços para fortalecimento e disseminação da capoeira em órgãos e eventos públicos.

 Nesta sexta-feira, 30, comemora-se o Dia Estadual do Capoerista e do Mestre de Capoeira, instituídos por meio da Lei nº 1.678/2012. Para celebrar a data, o Governo do Amapá organizou uma programação que acontecerá ao longo do mês de julho em homenagem aos personagens que fazem parte da manifestação cultural.

A comemoração é coordenada pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para os Afrodescendentes (Seafro) e reunirá vários eventos. O primeiro deles será no dia 8, quando haverá uma mesa redonda com mestres de capoeira. No dia 22, a zona norte de Macapá receberá uma caravana de ação social com emissão de documentos e aulas de capoeira. No dia 29, a ação acontecerá na zona sul.  

A secretária interina da Seafro, Jennifer Santos, explica que o Amapá possui cerca de seis mil praticantes de capoeira divididos em mais de 40 grupos que incluem pessoas de todas as idades. As vertentes mais praticadas são maculelê, samba de roda e capoeira angola. “A capoeira do Amapá tem como principal característica a forte ligação com o marabaixo”, ressalta.  

Em 2016, os mestres de capoeira do Amapá solicitaram ao GEA espaços para fortalecimento e disseminação da capoeira. “O pedido foi atendido e hoje em dia há capoeiristas dentro de órgãos do governo, representando a capoeira na educação, na cultura, no esporte e no lazer”, explicou Santos.

A próxima meta do governo do Estado é inserir a capoeira nas escolas amapaenses como curso livre ou alternativa às aulas de educação física. O projeto foi elaborado e encaminhado à Secretaria de Estado da Educação (Seed) onde está em análise. “A capoeira é um esporte, uma dança, uma luta que movimenta todo corpo e hoje um dos nossos maiores sonhos é ver essa manifestação cultural presente em todas as escolas”, destacou a secretaria interina.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá