Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 29 de junho de 2016 - 16:26h
Profissionais recebem treinamento sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira
O curso é uma ação de promoção à saúde e à prevenção de doenças que podem acometer pessoas em decorrência de uma alimentação incorreta.
Por:
Ter uma alimentação saudável associada a hábitos saudáveis, diminuem as chances de desencadear as doenças crônicas e degenerativas, como a hipertensão, obesidade e diabetes. Como esse propósito, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoveu nesta quarta-feira, 29, o Curso sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira. Mais de 100 profissionais dos 16 municípios participam da programação, que encerra nesta quinta-feira, 30.

O Guia Alimentar, que foi reformulado e lançado em novembro de 2015, pelo Ministério da Saúde (MS), fornece subsídios aos profissionais quanto a melhoria da assistência prestada à população, a vigilância nutricional, beneficiando grupos mais vulneráveis como crianças, gestantes e lactantes.

De acordo com Balbina Picanço, que é referência técnica de alimentação e nutrição do Estado, o curso é uma ação de promoção à saúde e à prevenção de doenças que podem acometer pessoas em decorrência de uma alimentação incorreta. "A intenção é promover a saúde da população e contribuir para a prevenção de doenças como obesidade, diabetes e outras doenças crônicas relacionadas a uma má alimentação", disse Balbina, que ainda enfatizou que as últimas estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS), comprovaram que a diabetes tem matado mais que a Aids.

O Guia Alimentar para a população brasileira é um instrumento estratégico de educação alimentar e nutricional para os usuários do Sistema Único de Saúde  (SUS) e outros setores. O seu objetivo é maximizar a saúde por meio de habilidades pessoais em alimentação e nutrição, propiciando o diálogo entre população e profissionais.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá