Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 03 de julho de 2017 - 14:52h
Agentes penitenciários iniciam Curso Operacional de Intervenção Prisional
58 agentes penitenciários serão capacitados para atuar em situação de crise dentro do complexo prisional.
Por: Weverton Façanha
Foto: Marcelo Loureiro
Curso, ministrado pelo Bope, vai aperfeiçoar o trabalho dos profissionais do sistema prisional

O Governo do Estado realizou nesta segunda-feira 3, a aula inaugural do Curso Operacional de Intervenção Prisional (COP), voltado aos agentes penitenciários. Nessa primeira etapa 29 profissionais serão capacitados, no total de 58 selecionados por meio de um processo seletivo. A primeira turma será treinada de 3 a 14 e a segunda no período de 17 a 28 de julho, no quartel do Comando Geral da Polícia Militar.

Foram disponibilizadas 80 vagas, sendo 10 para cada uma das cinco guarnições do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), 25 para integrantes do Grupo Tático Prisional (GTP) e mais cinco vagas para agentes do expediente. “Resolvemos realizar esta capacitação a nossos servidores, tanto do GTP e do expediente, devido a complexidade do servido, pois, nossa intenção é em qualquer anormalidade dentro da penitenciaria nós daremos a primeira resposta ao fato e para isso, precisamos de agentes preparados”, disse, Lucivaldo Costa, diretor do Iapen.

O curso será coordenado pela Escola de Administração Penitenciária do Amapá (Esap) – vinculada ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) – em parceria com o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Amapá (Bope).

Para o tenente coronel Paulo Matias, comandante do Bope, o intuito do curso é preparar os agentes, mas também para que o batalhão aprenda detalhes do serviço prisional. “Avaliamos positivamente, sempre trabalhamos de maneira integrada e caso haja algum problema dentro da penitenciaria, os primeiros interventores serão os agentes e em seguida o Bope. É uma oportunidade também de aprendermos, pois, nós temos teoria do sistema prisional, mas a prática quem tem são os servidores do Iapen”, explicou.

No COP, os alunos estudarão disciplinas como gerenciamento de crise, intervenção prisional, tiro policial, método Giraldi, planejamento de ações de intervenção rápida e escolta motorizada, além de preparação física.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá