Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 03 de junho de 2017 - 18:49h
Feira Itinerante Empreendedora contará com nova estrutura de barracas e tendas
Objetivo é criar oportunidades aos artesãos e demais empreendedores para exporem e comercializarem seus produtos na capital e demais municípios
Por: João Clésio
Foto: Ascom/Sete
Recurso para a compra das barracas e tendas será liberado via Fundmicro, através de convênio entre a Afap e a Sete

Por unanimidade, o Conselho Diretor do Fundo de Apoio ao Microempreendedor e ao Desenvolvimento do Artesanato do Amapá (Condmicro) aprovou a liberação de até R$ 185 mil para a compra de 50 barracas e 3 tendas para o projeto Feira Itinerante dos Artesãos e Empreendedores, coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). A reunião extraordinária ocorreu no dia 2 de junho, no gabinete da secretaria de governo. Na ocasião, o projeto foi apresentado aos conselheiros.

O recurso será repassado por meio de convênio, via Fundo de Apoio ao Microempreendedor e ao Desenvolvimento do Artesanato do Amapá (Fundmicro), pela Agência de Fomento do Amapá (Afap). As barracas medem 9m² e as tendas 36m².

As feiras itinerantes vão percorrer os bairros de Macapá, Santana e demais municípios com exposição e comercialização de produtos e serviços dos micro e pequenos empreendedores e artesãos e está inserida no Programa Amapá Empreendedor. As barracas e tendas serão padronizadas e identificadas com a logo do projeto.

Socorro Leite, da Associação de Microempreendedores Individuais do Amapá, afirmou que a retomada da feira é uma reivindicação antiga dos artesãos e demais segmentos empreendedores. “Temos que aquecer este mercado e as feiras são excelentes oportunidades de mostrar à sociedade o que é produzido aqui no Amapá, principalmente em bairros e localidades distantes. Estamos felizes pela retomada do projeto”, destacou.

A Feira Itinerante dos Artesãos e Empreendedores tem a finalidade de promover a inserção produtiva, geração de trabalho e renda, além de ajudar a difundir o empreendedorismo com estilo de vida. A solicitação para a compra das tendas e barracas foi através de requerimento da deputada estadual, Luciana Gurgel (PMB), aprovado na Assembleia Legislativa, e direcionado à Afap.

“Temos uma produção bastante diversificada de artesanato, tanto na capital quanto no interior do Estado, mas muitos artesãos não possuem estrutura para dar visibilidade. As feiras vêm preencher esta lacuna e criar um espaço estruturado para este segmento. A orientação do governo do Estado é atender estes profissionais com ações que gerem renda e o fechamento de bons negócios”, avaliou a secretária de Estado de Trabalho e Empreendedorismo, Luciana Araújo.

Pelo cronograma da Sete, serão realizadas 20 edições das feiras itinerantes e atendidos 900 empreendedores nesta primeira etapa. Os negócios gerados, em cada feira, serão mensurados através de pesquisa.

Condmicro

É um órgão consultivo e deliberativo formado por representantes de secretarias estaduais, artesãos, microempreendedores e Sebrae. Ele tem a responsabilidade de aprovar a liberação de recursos, apreciar e aprovar a aplicação dos investimentos do Fundmicro, gerenciado pela Agência de Fomento do Amapá.

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá