Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 30 de novembro de -1 - 16:48h
Agricultores aprendem como manusear hortaliças para comercialização
Para otimizar esta frente, produtores locais participaram do curso Pós-Colheita e Processamento Mínimo de Hortaliças
Por:
A agroindústria é um segmento de elevada importância econômica para o Amapá. Isso acontece por conta de sua participação na cadeia produtiva e pelas ligações que mantém com os demais setores da economia. Para otimizar esta frente, produtores locais participaram do curso Pós-Colheita e Processamento Mínimo de Hortaliças, realizado no Pavilhão de Negócios da 51ª Expofeira do Amapá nesta quinta-feira, 6.

A finalidade do curso, que foi oferecido pela Embrapa, é proporcionar ao micro e pequeno produtor e empresário rural, conhecimentos sobre o processo industrial de algumas matérias-primas, como leite, frutas, hortaliças, cereais e leguminosas. O objetivo é reduzir custos, aumentar a produtividade e a garantir a qualidade, principalmente no que diz respeito aos aspectos higiênicos e sanitários, que são assegurados pelas boas práticas de fabricação (BPF).

Em linguagem prática, os participantes aprenderam a planejar a implementação de sua produção, utilizando da melhor forma possível os resultados. “Minha comunidade trabalha com projeto de produção de banana e outros tipos de frutas, além de hortaliças. Vim participar deste curso para aprender como processar corretamente esses alimentos desde a colheita até a produção final, evitando perdas”, disse Josinete Maria da Silva, da comunidade de Curicaca, município de Itaubal do Piririm.     

Proprietários de supermercados que comercializam frutas e hortaliças participaram do curso para aprender maneiras de agregar valor aos produtos agrícolas. As frutas e hortaliças são ricas em ferro, cálcio, potássio, além de vitaminas A, B, C e fibras. Para conservar seu sabor, consistência e frescor, é necessário saber tratá-las.

No momento de fazer a higienização, que é uma etapa do processamento, como descascamento ou corte, é importante lavá-las com água em ambulância. Essa é a ideia do processamento mínimo. A sanitização é importante também para manter as frutas e verduras limpas. Deve-se utilizar a quantidade de uma tampa do vasilhame de água sanitária por litro de água, emergindo a fruta ou hortaliça por um período de 10 a 15 minutos. Em seguida, cortá-las, secá-las e por fim embalá-las para colocar à disposição do consumidor.

 

51ª Expofeira
A 51ª Expofeira do Amapá é uma realização do Governo do Estado e Sebrae. O evento ocorre no Parque de Exposições da Fazendinha, no período de 30 de outubro a 8 de novembro. Da área total de 120 mil metros quadrados, serão ocupados 116 mil. A concepção da 51ª Expofeira é transformá-la em feira de negócios, dando ênfase ao desenvolvimento econômico do estado. Dois eixos estarão em evidência - Produção de Alimentos e Produção Florestal.

Em 2015 o evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, CAIXA, Banco da Amazônia e Sicoob CredEmpresas-AP e apoio da Associação Comercial do Amapá (ACIA), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e Consórcio Equador.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá