Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 05 de junho de 2017 - 20:11h
Áreas de proteção são debatidas na abertura do “Junho Verde”
Evento busca definir diretrizes para melhorar o meio ambiente, por meio da integração das áreas de pesquisa, fiscalização e gestão ambiental.
Por:
Foto: Bia Reis/Secom
O evento iniciou com o I Congresso de Sociobiodiversidade das Unidades de Conservação do Amapá, no Museu Sacaca.

Durante todo o mês de junho, autoridades, acadêmicos, professores, pesquisadores buscam definir novas diretrizes para melhorar o meio ambiente, por meio de discussões, planejamento e integração das áreas de pesquisa, fiscalização e gestão ambiental. É a programação do “Junho Verde”, organizada pelo Governo do Estado e coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

O evento iniciou nesta segunda-feira, 5, com o I Congresso de Sociobiodiversidade das Unidades de Conservação do Amapá, no Museu Sacaca. Na ocasião, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Creão, mostrou dados referente às características do Amapá. Com uma área de 143.570,7 km², seus principais ecossistemas amazônicos são compostos por florestas, campo, cerrado, manguezais e um altíssimo índice de conservação, 95% da cobertura vegetal.

“Entre 2008 e 2011, o Estado registrou aumento no desmatamento. Em outros anos, o Amapá teve uma redução de 48% de desmatamento até 2016, de acordo com o Governo Federal. Com os dados, conseguimos delinear um plano de prevenção cada vez mais eficaz”, explicou o titular da Sema.

Para o acadêmico Carlos Pimentel, do curso de Biologia da Universidade Federal do Amapá (Unifap), as palestras e discussões ajudam a conhecer um pouco mais das características nacionais e locais da biodiversidade. “O nosso Estado do Amapá é um dos mais protegidos do Brasil. Temos que conhecer nossas particularidades e políticas públicas, para ajudar a proteger e expandir mais nossos recursos e a manutenção deles”, considerou o estudante.

As “Unidades de Conservação no contexto internacional: ameaças e oportunidades” foi o tema da palestra ministrada pelo Dr. José Maria Cardoso da Silva da Universidade de Miami – EUA. Na ocasião, ele afirmou que as áreas protegidas, de alguma forma, são essenciais para o sucesso das grandes convenções globais, onde existem metas claras de unidades de conservação a serem cumpridas como: a proteção de áreas terrestres e marinhas de cada país.  

“O acesso à informação sobre as áreas protegidas melhorou muito envolvendo todos os países, facilitando a troca de informações entre estes locais. A extensão das áreas protegidas também aumentou de áreas terrestres e marinhas. Mais países estão atingindo a meta global de criação de áreas protegidas de seus países”, assegurou Cardoso.

Ao final do evento, quatro Planos Estaduais foram lançados: o Plano Estadual de Pesquisas nas Unidades de Conservação Estaduais; o Plano Estadual de Comunicação das Unidades de Conservação Estaduais; o Plano de Manejo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Iratapuru e o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Amapá.

Um dos destaques foi o Plano de Comunicação das Unidades de conservação que irá atingir cerca de 200 comunidades e tem o objetivo melhorar a comunicação entre a população e o poder público. Esse plano reúne os dados para transmitir as informações de maneira adequada entre todas as unidades de conservação do Amapá. “Queremos melhorar a comunicação entre os gestores, conselheiros, comunidade acadêmica, pesquisadores e comunidade em geral”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Creão.

O “Junho Verde” foi instituído por meio do decreto Nº. 2047, de autoria do governador Waldez Góes para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.

Parceiros

Para a realização das atividades do “Junho Verde”, a Sema conta com a parceria da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Secretaria de Estado da Educação (Seed), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento do Amapá (Imap), Ministério Público do Amapá (MP), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Universidade Estadual do Amapá (Ueap), Instituto de Proteção da Amazônia (IPAM) e Museu Paraense Emílo Goeldi.

A programação continua nesta terça-feira, 6, no Museu Sacaca, nos períodos da manhã e tarde. Haverá palestras sobre as Unidades de Preservação abrindo espaço para perguntas e a explanação da experiência de gestão integrada no fortalecimento de áreas protegidas diante do mosaico da Amazônia Oriental. Um cronograma de atividades foi montado até o dia 29 de junho.

Programação

6 de junho

8h às 8h3 – Credenciamento

8h30 às 8h50 – Abertura (palavra das instituições parceiras na coordenação do evento)

8h50 às 9h30 – Palestra: As unidades de conservação como estratégia para o desenvolvimento regional. Palestrante: Dr. José Maria Cardoso da Silva – Universidade de Miami – EUA

9h30 às 9h50 – Perguntas e Respostas

9h50 às 10h – Intervalo

10h às 10h30 – Palestra: As Unidades de Conservação do Estado do Amapá. Palestrante: MSc. Marcelo Creão - Secretário de Meio Ambiente do Amapá - Sema/AP

10h30 às 10h50 – Perguntas e Respostas

10h50 às 11h40 – Palestra: Experiência de gestão integrada no fortalecimento de áreas protegidas: o Mosaico da Amazônia Oriental. Palestrante: MSc. Cassandra Oliveira - ICMBio/Mosaico da Amazônia Oriental

11h40 às 12h – Perguntas e Respostas

12h às 14h – Intervalo para almoço

Tarde

14h às 17h15 – Mesa Redonda: A gestão de áreas protegidas e sua importância para a conservação da sociobiodiversidade do Estado do Amapá – Moderador: Dr. José Maria Cardoso da Silva – Universidade de Miami – EUA:

14h às 14h30 - Palestra: Ameaças para a conservação da biodiversidade em Unidades de Conservação. MSc. Jakeline Pereira – Imazon

14h30 às 15h - Palestra: Conservação da biodiversidade em regiões de fronteira. Palestrante: Christoph Jaster - ICMBio

15h às 15h30 - Palestra: A importância das Terras Indígenas para a conservação da sociobiodiversidade do Amapá. Palestrante Aretina Tiriyó

15h30 às 15h45 - Intervalo

15h45 às 16h15 - Palestra: As Unidades de Conservação no contexto do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Amapá (ZEE). Palestrante: Geógrafo Paulo Sérgio F Silva – Iepa.

16h15 às 16h45 - Palestra: Oportunidades de mecanismos financeiros para a conservação da sociobiodiversidade do Amapá. Palestrante: Danielle Calandino (FUNBIO)

16h45 às 17h15 – Discussão: A gestão de áreas protegidas e sua importância para a conservação da sociobiodiversidade do Estado do Amapá (com base nas palestras proferidas).

17h15 às 17h45 – Roteiros ecoturísticos das Unidades de Conservação Estaduais do Amapá. Palestrante: Especialistas Glauber Lopes Moreira – SEMA/AP e Edmar Lima Oliveira.

17h45 às 18h – Perguntas e Respostas

18h – Encerramento das atividades do dia

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá