Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 12 de novembro de 2015 - 15:13h
Cerest realiza ação de saúde voltada à prevenção do diabetes
A atividade foi alusiva ao Dia Mundial do Diabetes, que este ano acontece no próximo sábado, 14.
Por: Da Redação
Com foco na qualidade de vida dos profissionais do Hospital de Emergência e para alertar quanto aos cuidados com relação a diabetes, aconteceu nesta quinta-feira, 12, uma ação de conscientização com oferta de diversos serviços de saúde. A atividade, promovida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-AP), foi alusiva ao Dia Mundial do Diabetes, que este ano acontece no próximo sábado, 14.

Durante toda a manhã foram ofertados serviços de aferição de pressão arterial, avaliação médica e odontológica e verificação de glicemia, além de informações de prevenção a diabetes, conforme explicou o coordenador da ação Dr. Edivaldo Barros. "Hoje, a atenção é voltada para quem cuida da saúde da população. Trabalhamos com orientações para prevenir a doença e também de controle para quem já é portador”.

Para o agente de portaria Rodrigo Silva, o maior desafio é conscientizar o trabalhador da área de saúde que ele precisa se cuidar. "Gostei muito da iniciativa, as informações foram bastante esclarecedoras. Muitas vezes nós acabamos nos preocupando com a saúde de nossos pacientes e esquecemos da nossa mesma”, declarou.

 

Diabetes

É uma doença crônica metabólica caracterizada pelo aumento da glicose (açúcar) no sangue. O distúrbio acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir a insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo. A insulina é responsável por estabilizar as taxas de açúcar no sangue.

 

Sintomas

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas mais comuns do diabetes são: vontade de urinar diversas vezes ao dia, fome frequente, sede constante e/ou perda de peso sem explicação. Ainda podem ocorrer fraquezas, mudanças de humor, náuseas e vômitos.

 

Dia Mundial do Diabetes

O Dia Mundial do Diabetes foi instituído em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes em parceria com a Organização Mundial da Saúde, como resposta ao crescente número de casos em todo o mundo. A data, 14 de novembro, foi escolhida devido ao nascimento de Frederick Banting, que junto com Charles Best, foram os cientistas que descobriram a insulina em 1921.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá