Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
domingo, 08 de novembro de 2015 - 16:07h
Oficina incentiva criação de cineclubes no Amapá
O objetivo é estimular a estruturação de espaços de exibição de filmes em locais públicos, como escolas e centros comunitários
Por:

No último dia da 51ª Expofeira do Amapá a tenda de audiovisual ofereceu uma oficina de cineclubismo. O objetivo é estimular a estruturação de espaços de exibição de filmes em locais públicos, como escolas e centros comunitários, em todos os municípios do Estado.

A oficina mostrou, de maneira simples, o passo a passo para montar um cineclube. Em uma escola, por exemplo, que já tem estrutura de salas, cadeiras, data show e caixa de som, só o que falta é a mobilização social. Neste caso, os filmes podem ser direcionados para somar com o conteúdo programático do currículo dos alunos.

“Filmes com temas históricos que abordam movimentos sociais e direitos humanos podem ajudar estudantes que estão se preparando para o Enem, por exemplo. Mas o cineclube também pode ter uma temática variada. O importante é reproduzir o material”, disse Alexandre Brito, oficineiro e membro da coordenação do Festival Imagem e Movimento (FIM).

Segundo Brito, dos 16 municípios do Amapá, apenas Macapá tem salas de exibição, o que revela uma demanda reprimida em 15 cidades.

Após a oficina, os membros do canal Fora de Rota, primeiro vlog (blog de vídeos) do Amapá, fizeram uma mostra comentada do material produzido. “Sair da internet e exibir nossos vídeos em uma tenda como esta é uma oportunidade muito grande. Tenho certeza que isso vai impulsionar os acessos ao nosso canal”, disse Helder Ramon.

Helder, em parceria com o irmão Paulo Rafael, criaram o Fora de Rota em 2011. Este ano, Gabriela Silva, Mateus Lima e Benny Lobato entraram na equipe para a produção de vídeos. 

 

51ª Expofeira

A 51ª Expofeira do Amapá é uma realização do Governo do Estado e Sebrae. O evento ocorre no Parque de Exposições da Fazendinha, no período de 30 de outubro a 8 de novembro. Da área total de 120 mil metros quadrados, serão ocupados 116 mil. A concepção da 51ª Expofeira é transformá-la em feira de negócios, dando ênfase ao desenvolvimento econômico do estado. Dois eixos estarão em evidência - Produção de Alimentos e Produção Florestal.

Em 2015 o evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, CAIXA, Banco da Amazônia e Sicoob CredEmpresas-AP e apoio da Associação Comercial do Amapá (ACIA), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e Consórcio Equador.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá