Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 24 de novembro de 2015 - 10:00h
Redes de embalo ajudam na recuperação de recém-nascidos na UTI neonatal do HMML
A
Por:
Um recurso simples desenvolvido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) tem alcançado resultados positivos na recuperação dos recém-nascidos internados. A “técnica da redinha” ganhou espaço e aceitação por parte dos pais que conseguem observar melhoras no desenvolvimento e na redução do tempo de internação dos bebês.

 

Maria Eduarda, nasceu de sete meses e está há pouco mais de uma semana internada. Sua rotina dentro da UTI neonatal é diferenciada. Por até duas horas o sono é embalado por uma mini rede adaptada a incubadora. Para a mãe Luciane Pires a novidade traz um pouco dos costumes do povo da Amazônia. "Quem não gosta de uma rede? Faz parte do nosso dia a dia dormir ou descansar em rede e essa novidade me deixou bastante surpresa. É sempre muito bom chegar e ver meu bebê mais calminha e se recuperando", disse a mãe.

 

A pediatra da UTI Neonatal do HMML, Liliane Albuquerque, diz que o método vai além do conforto e do relaxamento. "Percebemos que os bebês que colocamos nas redinhas dormem melhor, respiram melhor, e em alguns casos estimula até o ganho de peso, o que, sem dúvida, ajuda muito na recuperação e no fortalecimento", destacou.

 

A técnica está inserida nos cuidados neonatais e faz parte do programa de humanização do atendimento desenvolvido pelo HMML, que também desenvolve o método canguru bastante difundido em todas as maternidades do país. Contudo, nem todos os bebês podem usar a redinha, somente os que estão com quadro estável e que não necessitam de oxigênio, sonda ou soro.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá