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quinta, 12 de novembro de 2015 - 12:03h
Seminário de língua espanhola reúne especialistas da área em Macapá
O objetivo é promover a difusão e melhorar a qualidade do ensino da língua espanhola na rede pública.
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Professores, gestores escolares, pedagogos e especialistas da língua espanhola estiveram reunidos na noite desta quinta-feira, 12, no auditório do campus II da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) para a abertura do I Seminário de Língua Espanhola: Realidade e Perspectiva.

O evento, que se estende até sexta-feira, 13, tem o objetivo de promover a difusão e melhorar a qualidade do ensino da língua espanhola na rede pública.  A palestra inicial foi de Álvaro Martinez Cachero Laseca, da Embaixada da Espanha no Brasil, com tema “O Cenário do Ensino do Espanhol no Brasil: Políticas Linguísticas”.

Para Martinez, o cenário do ensino da língua espanhola tem avançado muito no Amapá. “O ensino do espanhol está melhorando aos poucos e é um caminho que precisa de dedicação e interesse das nações. No Amapá, já encontramos melhoras, principalmente nos últimos dois anos e uma das frentes é a oferta de cursos para professores de espanhol. É um momento de diálogo para projetarmos o futuro e as perspectivas”, destacou.

De acordo a gerente do Núcleo de Ensino Médio (NEM) da Secretaria de Estado da Educação, Dina Melo, a preparação do seminário teve início no mês de agosto deste ano com a formação dos professores em parceria com a embaixada da França no Brasil o que resultou no encontro dando seguimento as políticas públicas educacionais. 

“O seminário vai ampliar seu campo de discussão e levantar a questão do ensino das línguas estrangeiras no Amapá. Temos, hoje, nas escolas da rede pública, o ensino de francês, inglês e espanhol, sendo que no ensino médio devem ser oferecidas duas línguas e uma delas é o espanhol, por força de lei”, explicou.

Outro ponto levantado pela coordenadora do NEM é a dificuldade de encontrar especialistas na área, contudo, Dina Melo, afirma que o Estado está empenhado para o cumprimento da lei.

 

No mês de outubro, foi realizada uma pesquisa em 110 escolas com alcance nesta formação para o levantamento de qual seria o estudo da língua estrangeira prioritária e questões relacionadas à formação dos docentes, e como as escolas se organizam para ofertar a segunda língua estrangeira, entre outros assuntos. A pesquisa servirá como base para novas projeções na área. 

A secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, durante o pronunciamento, ressaltou a importância da parceria com a Embaixada da Espanha no fortalecimento do ensino das línguas estrangeiras nas escolas da rede estadual. 

O seminário prossegue nesta sexta-feira, 13, a partir das 14h, com palestras e mesa redonda sobre o ensino do espanhol no Amapá, com facilitadores de instituições como a Universidade Federal do Amapá (Unifap) e o Conselho Estadual de Educação (CEE/AP). O evento encerra às 18h com apresentação cultural.

 

Ensino da Língua Espanhola

A obrigatoriedade da oferta da língua espanhola em todas as escolas de ensino médio no Brasil é recente. Iniciou no ano de 2005 com a promulgação da Lei Federal Nº 11.161/2005. A partir daí, os todos os Estados do Brasil tiveram cinco anos para se adequar às exigências da lei.

O Estado do Amapá passou a se ajustar a essa nova realidade quando o Conselho Estadual de Educação regulamentou e normatizou a Lei 11.161/05 para o Sistema Estadual de Ensino do Amapá, através da Resolução Nº. 134/09 – CEE/AP de 29 de dezembro de 2009.

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