Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 07 de junho de 2017 - 13:37h
Biblioteca Elcy Lacerda terá novo horário de atendimento
A medida faz parte de uma série de ações que visam atender um público maior
Por: Andreza Carolina
Foto: Imagens da Elcy Lacerda
Instituição passará a atender aos sábados e terá horário ampliado durante a semana

A partir da próxima segunda-feira, 12, a Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda terá um novo horário de atendimento. De segunda à sexta-feira, a instituição passará a receber o público entre as 8h e 18h, sem intervalo para o almoço, e funcionará também nas manhãs sábados, entre as 8h e 12h.  A medida faz parte de uma série de ações que busca aumentar a participação da população na biblioteca e incentivar o hábito da leitura.

O gerente da Elcy Lacerda, José Pastana, destaca que a mudança no horário de atendimento busca atender quem precisa dos serviços da instituição mas não pode frequentá-la durante a semana. “Muitas pessoas gostariam de vir à biblioteca, mas estudam ou trabalham pela manhã e não tem tempo de frequentar nossa instituição. Agora elas terão maior disponibilidade”, frisou.

Para a estudante de Letras Camila Matos, 19, a mudança é positiva. “Preciso vir à biblioteca com frequência, pois tenho muito interesse pela literatura amapaense, mas não tinha tempo porque faço estágio pela manhã, agora poderei vir aos sábados”, avaliou.

Além de ampliar o horário de atendimento, a instituição planeja implementar novas atividades. Uma delas será uma série de palestras com autores amapaenses. A primeira delas será ministrada pela escritora e blogueira Alcinéa Cavalcante e acontecerá no próximo 27 de junho, onde a autora apresentará seu trabalho e falará sobre sua carreira. Posteriormente, outros escritores serão convidados para interagir com o público.

Outro projeto da instituição é o estabelecimento da Livraria do Autor Amapaense, que deverá comercializar obras dos escritores locais a um custo mais baixo em relação a outros estabelecimentos, tornando-as mais acessíveis à população. De acordo com Pastana, o objetivo é que a livraria se torne um ponto de referência da literatura amapaense. “Uma de nossas prioridades é valorizar os escritores locais e fazer com que a comunidade conheça melhor o trabalho desses profissionais”, explicou Pastana, ressaltando que o projeto deverá ser implementado até o fim de 2017.

Contação de histórias

Além de implementar novos projetos, a instituição manterá outros já existentes, como é o caso do Grupo de Contação de Histórias da Biblioteca Pública Elcy Lacerda que realiza sessões para crianças e adolescentes das redes pública e privada do Estado. Formado por quatro componentes, a equipe existe há mais de 20 anos e é coordenada pelas professoras Ana Maria Vieira e Terezinha Pantoja. O objetivo é ensinar as crianças por meio da contação de histórias e de atividades lúdicas. 

“Contamos histórias mais recentes e as também antigas, como as do Sítio do Pica Pau Amarelo, afinal, o que torna uma história interessante é a forma de conta-la, não o tempo.  Os pequenos têm muito interesse. Ficamos muito motivadas ao perceber que eles se envolvem e aprendem com as histórias”, relata Vieira.

Para receber atendimento do grupo, a escola deve encaminhar um ofício solicitando a contação de histórias. A apresentação acontece na biblioteca, pois, o grupo acredita que é importante que a criança possa conhecer e frequentar a instituição. “Muitas vezes, após a cotação de histórias, os pequenos se interessam por folhear um livro infantil e assim eles vão estabelecendo o hábito da leitura e de frequentar a biblioteca”, destaca a professora, explicando que os próximos atendimentos ocorrerão somente no segundo semestre de 2017.

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá