Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 08 de fevereiro de 2017 - 16:06h
Educação Militar no Amapá: policiais recebem capacitação de gestão
Objetivo é repassar aos policiais questões chaves relacionadas tanto ao ensino como as partes cognitivas
Por:
Treinamento dos militares faz parte do processo de implantação do novo modelo de ensino na Escola Estadual Antônio Messias

Os 25 policiais militares que irão fazer parte do projeto piloto de Educação Militar na Escola Estadual Antônio Messias, no bairro Zerão, em Macapá, estão passando por nivelamento e capacitação de gestão. O treinamento, promovido pela Polícia Militar, começou no último dia 6 e vai até a próxima sexta-feira, 10.

O objetivo é repassar aos policiais questões-chave relacionadas tanto ao ensino, como às partes cognitiva, maturação e metodologias para que este policial esteja preparado para trabalhar a proteção, vivência do civil e valores pessoais do aluno.

“Temos alunos do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Duas faixas etárias bem diferentes quando se fala em maturação cognitiva. O policial tem que entender como se dá esse processo na mente da criança e do adolescente, para que no momento que for trabalhar sua ação educativa, de formação de valores, caráter, do aluno, ele saiba como agir corretamente”, destacou a capitã PM Sara Farias Souza.

A oficial explica ainda que o modelo de educação militar da Escola Antônio Messias irá funcionar semelhante aos outros modelos aplicados em alguns estados do Brasil, onde os alunos aprendem a valorizar mais a pátria brasileira, usando uniformes, cantos de hinos, além de respeitar hierarquias na família e sociedade. A única diferença é que a Escola Antônio Messias não faz parte da estrutura da Polícia Militar.

“A finalidade também desse trabalho é resgatar na relação o entendimento do aluno e a importância dele respeitar as normas, os regulamentos, e claro, os mais velhos, o professor, os funcionários da escola, um comportamento que automaticamente ele vai levar para sua casa”, explicou a capitã.

Os policiais militares irão acompanhar os alunos em alguns momentos na sala de aula. Mas, o curriculum escolar não mudará. Os professores irão ministrar suas aulas normalmente nas salas de aulas, com mudanças na rotina dos alunos.

As salas terão um aluno que vai dirigir os outros. Já o policial fará o papel de monitor, orientando os alunos, principalmente quanto a disciplina, entendimento, aprendizado e respeito às normas implementadas.

A Polícia Militar já tem uma proposta de regimento que será colocada em assembleia geral nos próximos dias dentro de Escola Antônio Messias, onde os pais dos alunos irão votar a aprovação desse regimento que consta a previsão de um regulamento disciplinar escolar. No documento está incluso tudo que o aluno pode galgar de meritocracia e também as condutas que terá que manter, como não sujar o ambiente em que vivem e dar suporte a algumas atividades se tiver conduta errada.

A Estadual Antônio Messias foi escolhida por meio de uma vistoria técnica da PM que identificou os requisitos que obedecem ao padrão estabelecido para a implantação do modelo militar, tais como a ampla abrangência do impacto social no bairro da escola e a infraestrutura predial.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá