Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 09 de junho de 2017 - 18:29h
Servidores da Caesa e CEA são treinados para humanizar atendimento aos clientes
Durante cinco dias, os servidores foram capacitados sobre as técnicas de conciliação que serão usadas no atendimento ao cliente a partir da criação do Cejusc
Por:
Foto: Ascom/Caesa
Servidores da Caesa vão aproveitar os ensinamentos para atuarem no atendimento aos clientes

Os servidores da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) finalizaram nesta sexta-feira, 9, a primeira etapa do curso de mediador e conciliador promovido pelo Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap). A capacitação, que também foi ministrada aos servidores da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), é fruto de uma parceria entre os órgãos e tem por objetivo preparar estes funcionários para atuarem na solução de conflitos internos e externos, além da negociação de débitos. 

Durante cinco dias, a equipe de instrutores do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tjap apresentou aos servidores os principais conceitos e métodos alternativos utilizados na mediação e conciliação para estas situações. Essas orientações são regidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A coordenadora do núcleo, juíza Joenilda Lenzi, destacou a importância da capacitação, frisando que os servidores prestarão um serviço que vai melhorar a relação com o usuário e que será uma extensão da justiça nas companhias.

“A partir da finalização do curso as companhias, os servidores vão poder atuar de forma mais dinâmica e as técnicas de conciliação e mediação aprendidas no curso serão essenciais nos processos de negociação e acordos”, declarou.

A atendente da Caesa, Marlúcia Costa, aprovou a parceria entre as instituições e ressaltou que a capacitação vai nortear o servidor nas suas atribuições.

“Sem dúvidas, traz um novo olhar para o serviço de atendimento ao cliente no sentido de aprimorar as técnicas que o serviço exige e humanizar o tratamento com os clientes que procuram pelo serviço”, disse. 

O assessor jurídico da CEA, Alfredo Aleixo, disse que o aprendizado tem importância essencial para todos os setores da empresa e que servirá para um melhor convívio entre os funcionários. 

“A gente presta um serviço essencial à sociedade que é o fornecimento de energia elétrica. Portanto, nós enquanto funcionários, precisamos estar em sintonia na execução das nossas funções e principalmente no repasse de informações ao nosso cliente quando somos acionados”, falou. 

A instrutora do curso, Sônia Ribeiro, avaliou de forma positiva a participação dos servidores durante as atividades práticas e ensinamentos teóricos da capacitação e os informou sobre as próximas etapas do processo. 

“Esse foi o cumprimento da carga horária de 20 horas, mas ainda temos outros ciclos de atividades, incluindo o estágio nos locais onde já existem os Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejusc) e também a elaboração de um projeto junto à população, para poderem ganhar a certificação do Tjap e serem credenciados para atuar na mediação e a conciliação nas companhias”, explicou.

A proposta do Tjap em conjunto com a Caesa e CEA é que a partir dessa formação, os servidores capacitados atuem nos Cejuscs, que serão criados dentro dos próprios órgãos. A criação destes centros se dará a partir de um termo de cooperação técnica, que será firmado entre os órgãos ainda neste mês de junho. 

Durante o encerramento da programação do curso, os funcionários foram contemplados pela equipe do Tjap com uma apresentação da Orquestra Equinócio das Águas, que participa anualmente da Cantata Natalina do tribunal.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá