Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 10 de julho de 2017 - 13:46h
Vistoria assegura eficiência na execução das obras de Mobilidade Urbana de Santana
Uma comitiva formada pelo GEA, PMS e vereadores avaliou os serviços realizados nas ruas e avenidas do município.
Por:
Foto: André Rodrigues
O secretário de Estado de Transporte, Jorge Amanajás, ressaltou que as fiscalizações nas obras serão permanentes para que os serviços sejam de excelência.

Com a finalidade de avaliar o andamento das obras do Plano de Mobilidade Urbana do município de Santana, representantes do Governo do Amapá, prefeitura do município e Câmara dos Vereadores visitaram nesta segunda-feira, 10, alguns trechos de ruas e avenidas envolvidos nos serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação, ciclovia e sinalização horizontal e vertical. A obra contempla 23.200 Km de extensão. O projeto prevê investimento de R$ 38,1 milhões.

A visita teve início na Rua Abílio Rodrigues, onde está sendo finalizado o serviço de drenagem - escavações para a implantação da rede de esgoto pluvial. O fiscal da obra, engenheiro Dilson Nunes, explicou que para não ocorrer qualquer desnivelamento no pavimento, os tubos estão sendo revestidos com uma camada de areia. “Depois vamos fazer o trabalho de reciclagem. Essa área tinha o problema com constantes alagamentos, agora a água será drenada para as caixas e deixará de alagar as ruas e casas”, esclareceu Nunes.  

O secretário de Estado de Transporte, Jorge Amanajás, ressaltou que as fiscalizações nas obras serão permanentes para que os serviços sejam de excelência. “Estamos acompanhando os serviços e cobrando da empresa responsável os resultados nos prazos previstos. Sabemos que os transtornos com barulho e poeira, por exemplo, incomodam muito a população, mas vale a pena destacar que, após a conclusão dos trabalhos, os benefícios irão compensar todos esses contratempos”, afirmou o gestor.

Em seguida, a comitiva visitou a Avenida Princesa Izabel e a Rua Pastor Sozinho, antiga Salvador Diniz, que também passam por serviços de drenagem e asfaltamento.   

O prefeito de Santana, Ofirney Sadala, também acompanhou a vistoria e afirmou estar satisfeito com o andamento dos trabalhos, que estão sendo realizados de acordo com o cronograma estabelecido pelo projeto. “Agora os trabalhadores poderão atuar com mais tranquilidade com a chegada do verão. Vamos acompanhar todos os passos até a conclusão dos serviços dessas obras que irão garantir uma melhor qualidade de vida para a população de Santana”, afirmou o prefeito.

Uma equipe de técnicos da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) está acompanhando e monitorando os trechos das obras para qualquer tipo de eventualidade ou suporte técnico. “Se alguma adutora (rede que distribui água para a cidade) der algum tipo de problema, nossa equipe se desloca até o local para realizar o serviço. E também os ramais que são as ligações que vão para as residências dos moradores que as vezes quebram e precisam ser corrigidos”, explicou o gerente da Caesa em Santana, Olenilson Pereira.

PLANO

O Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Santana, elaborado pelo Governo do Amapá, é coordenado pelas Secretarias de Desenvolvimento das Cidades (SDC), Secretaria de Estado de Transporte (Setrap) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP).

O projeto prevê, ainda, a elaboração e a implementação do Sistema Binário, que consiste em transformar vias paralelas de mão dupla em ruas com um único sentido, dando mais fluidez ao tráfego de veículos. Outro benefício será a implantação das ciclovias e ciclofaixas, possibilitando melhor segurança e acessibilidade para que pedestres com ou sem necessidades especiais, bicicletas, automóveis, transporte coletivo, todos tenham o seu espaço.

A previsão é de que as obras de mobilidade urbana no município de Santana sejam concluídas no primeiro semestre de 2018.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá