Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 10 de janeiro de 2017 - 16:30h
Diário Oficial no Amapá será totalmente eletrônico
Processo será totalmente concluído pela Secretaria de Administração este ano
Por:
Foto: Secom
Último diário impresso está datado no dia 17 de junho de 2016

O Diário Oficial do Amapá será totalmente eletrônico. A mudança está sendo viabilizada pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) desde 2015 e busca, além de diminuir os custos, facilitar o acesso e preservá-lo em um ambiente virtual.

O último diário impresso está datado no dia 17 de junho de 2016. Desde então, as publicações oficiais da administração pública direta têm sido realizadas através do site www.sead.ap.gov.br.
Ainda ano passado foram iniciados os processos de licitações para aquisição de equipamentos que concluída em dezembro pela Central de Licitações.

O Diário Oficial impresso até sua última edição tinha, em média, uma tiragem diária de 500 exemplares. Desde a digitalização foi possível uma economia de R$ 368.870 mil que inclui despesas de materiais de consumo e manutenção de equipamentos.

As publicações são feitas há mais de 70 anos e passará ainda este ano ser apenas eletrônica. A página online deve usar certificação digital, código de acesso e outros requisitos de validação.

De acordo com o chefe de material da Imprensa Oficial, Orlando Silva, a implantação do diário eletrônico é considerado um avanço, já que além da redução de custos que são significativos, o novo modelo irá dinamizar os espaços e oportunizar o usuário ter acesso em todo o acervo com a fidelidade dos documentos.

A Sead informou que está em andamento o processo de licitação também para a digitalização do acervo existente que conta com documentos históricos desde a primeira divulgação dos atos do Poder Executivo que se deu através da publicação do Jornal Amapá, de 19 de março de 1945. Posteriormente, houve outro marco histórico com a publicação do decreto nº1, de 24 de junho de 1964. Na época, o Amapá era território federal. Somente no dia 03 de janeiro de 1989, com o governador Jorge Nova da Costa, pode-se ter a primeira edição já o Amapá como Estado.

De acordo com a secretária de Estado da Administração, Suelem Amoras, após os trâmites legais para a implantação completa do diário oficial eletrônico, será realizado uma capacitação com cerca de 20 servidores efetivos do quadro estadual e federal que atuam diretamente no departamento de Imprensa Oficial que compõe a estrutura da Sead.

Outra informação é que o processo será realizado totalmente de forma eletrônica inclusive no envio das matérias pelos diversos órgãos.

“Pretendemos realizar em breve um remanejamento do local de funcionamento para atender da melhor forma a população e os acadêmicos que buscam os arquivos como fonte de pesquisas”, pontou.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá