Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 12 de maio de 2017 - 15:09h
'Quando o governo ajuda, não falta nada para os nossos filhos', diz mãe de aluna da Apae
Governo repassará R$ 6,5 milhões à instituição neste ano
Por:
Foto: Marcelo Loureiro
Maria de Nazaré, mãe da Ana Cláudia, contou que quando soube sobre o aporte financeiro do governo para as Apaes, cruzou a cidade para ver de perto a assinatura.

Distante 14 km de onde a filha estuda, autônoma Maria de Nazaré Pantoja, de 62 anos, tem que levantar às 5h para dar tempo de preparar o café e arrumar Ana Cláudia. Portadora de uma síndrome rara, com 33 anos de idade, ela ainda precisa de ajuda com algumas atividades cotidianas, como escovar os dentes e calçar sapato.

A mãe explica que pula da cama cedo para que a filha não perca o ônibus - transporte oferecido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), onde Ana Cláudia estuda, no bairro Pacoval, Zona Norte de Macapá. Mas, todo o esforço para acordar antes do sol raiar só vale a pena, como diz Maria de Nazaré, “se a escola estiver funcionando, né? (sic)”.

Ela tem razão em se preocupar. A falta de recursos levou a instituição a acumular dívidas nos últimos anos. Sem dinheiro para pagar as contas, as atividades acabam suspensas parcial ou totalmente.

“Nos meses passados, algumas semanas ou dias, não teve aula, porque sem condições financeiras não dá para pagar os professores, pedagogos, psicólogas e outros que ajudam os filhos da gente. Quando o ônibus quebra ou deixam de pagar o serviço, muitas crianças não têm como chegar. Eu, por exemplo, moro do outro lado da cidade, no Zerão, e tenho outros dois filhos para cuidar. Por isso a gente depende do funcionamento da escola”, enfatiza a autônoma, que vende churrasco no espeto para ajudar na renda familiar.

Apesar da filha não ter tido aula mais uma vez, Maria de Nazaré deixou de lado a preocupação com a escola da filha nesta sexta-feira, 12. Isto porque o Governo do Amapá garantiu, para todo o restante do ano, apoio financeiro para toda a rede Apae do Estado.

O Termo de Fomento assinado pelo governador Waldez Góes assegura às quatro unidades do Estado – de Macapá, Santana, Laranjal e Vitória do Jari – recursos de R$ 6,5 milhões. Segundo o Termo, os oito repasses, deste mês até dezembro de 2017, serão efetuados por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

O aporte financeiro subsidiará a contratação de pessoal para o atendimento educacional especializado aos 1200 alunos com deficiência intelectual múltipla ou transtorno global de desenvolvimento que a rede Apae atende no Amapá.

“Hoje [sexta-feira] não teve aula, mas é um dia em que os nossos problemas vão se resolver. Eu digo ‘nossos’ porque quando a escola está com problemas, as famílias dos alunos também sofrem, pois são alunos especiais e a escola é diferente, ela acolhe. Por isso, quando o governo ajuda a escola, está ajudando todas as famílias que têm filhos na Apae. Quando eu soube que ia ter esse convênio, eu vim lá do outro lado da cidade pra ver de perto. Quando o governo ajuda, não falta nada para os nossos filhos”, comemorou Maria de Nazaré.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá