Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 12 de maio de 2017 - 22:25h
Projeto assegura apoio às famílias de pessoas privadas de liberdade
“Mães de Maio” foi lançado no município de Mazagão e será levado a outras cidades do estado.
Por:
Foto: Alyne Kaiser
Mazagão foi a primeira cidade a receber o projeto. Outros municípios do Amapá serão contemplados

Nesta sexta-feira, 12, em Mazagão, aconteceu o lançamento do Projeto “Mães de Maio”, idealizado pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) do município e que será estendido a outros municípios. A proposta é levar acompanhamento psicossocial e qualificação às famílias de pessoas privadas de liberdade.

O Projeto "Mães de Maio" contempla mulheres e mães de pessoas que cumprem medidas socioeducativas e penas alternativas. De acordo com a coordenadora do Cram Mazagão, Dalva Miranda, nestes casos, a atenção psicossocial se faz necessária. "As mães dessas pessoas sofrem consequências desastrosas em suas vidas, aqui, do lado de fora, como o preconceito. Esse projeto visa humanizar a vida dessas mulheres, fazendo com que se capacitem e saiam do isolamento", disse Dalva.

O projeto será executado por meio de formação de grupos, palestras, acompanhamento psicossocial e formação. O “Mães de Maio” deverá ser levado pelo Governo do Amapá a outros município.

Para a secretária extraordinária de Políticas para as Mulheres, Aline Gurgel, o lançamento foi de grande conquista. "Estamos mobilizando um grupo que precisa quebrar preconceitos. Queremos olhar para o outro, mas com esse olhar de querer ajudar, fazer com que essas mulheres voltem a acreditar numa sociedade justa", ponderou.

O juiz da Comarca de Mazagão, Saloé Ferreira, disse que "o projeto é importante, pois destaca e defende a família. Muitas vezes, as mães que sofrem com um filho preso. O projeto visa ajudar a quem precisa".

José Silva, que está com dois filhos presos no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), disse que a esposa quase entra em depressão. Agora, com as capacitações, acredita que ela irá sair do isolamento e se profissionalizar, o que vai refletir no convívio familiar. "Ela precisa de ajuda e agora vai receber. Ela vai aprender vários cursos e vai parar de se isolar", disse.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá