Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 12 de junho de 2017 - 10:06h
Amapá busca alternativas para fortalecer a agroindústria local
Conhecer as ações de outros estados e fortalecer o mercado secundário são algumas das estratégias do Governo do Estado.
Por: Andreza Carolina
Foto: Arquivo/Secom
O açaí é um dos produtos locais com forte potencial de produção e comercialização

O Governo do Amapá tem desenvolvido estratégias para estimular a agroindústria amapaense tornando os produtos regionais ainda mais competitivos no mercado local, nacional e internacional. O foco é fortalecer o setor secundário (que consiste em transformar a matéria em produtos de consumo) e promover um intercâmbio entre estados da região norte para incentivar troca de informações e experiências e assim alcançar o resultado desejado.

Durante o último mês de maio a Comitiva de Agricultura do Estado do Amapá visitou propriedades agrícolas de Rondônia, onde foi recebida pelo Governador do Estado, Confúcio Moura e por membros da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) local. A iniciativa surgiu durante o 13º Fórum de Governadores da Amazônia, ocorrido em janeiro deste ano.

O gestor da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Hélio Dantas, destaca que a viagem permitiu conhecer o desenvolvimento da agroindústria rondoniense. “Rondônia tem avançado muito nesse setor, especialmente na produção de café e na piscicultura, com a criação de pirarucu. Esses produtos tem um impacto forte na economia local. Fomos observar e aprender como ocorre esse processo”, destacou Dantas, acrescentando que a ideia é analisar quais como a experiência do estado visitado pode contribuir com o desenvolvimento da agroindústria amapaense. “Queremos ampliar esse diálogo para reforçar a parceria entre Amapá e Rondonia”, finalizou.

A comitiva foi formada pelo gestor da Secretária de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR), Hélio Dantas; pelo diretor Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), José Maria Damasso Lima; pelo gestor da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Roberto Aleixo Anselmo Nobre; e pelo chefe adjunto do gabinete civil, Carlos Marques. Durante a visita, a comitiva amapaense conheceu propriedades agrícolas de Rondônia, como uma lavoura de café, um viveiro, uma agroindústria de pescado e uma propriedade de produção de inhame.

Fortalecimento do Setor Secundário

Dantas explicou que o Governo do Estado atualmente busca investir no setor secundário, que consiste na transformação de matéria-prima em produtos de consumo. Dessa forma, os produtos regionais se tornarão mais acessíveis e competitivos no mercado local. “Estamos nos preparando para esse novo momento do Amapá”, afirma.

O gestor destaca o açaí, a castanha, a mandioca, o pescado e produtos oriundos da floresta como itens com fortes potenciais de produção e comercialização. Para o gestor, a valorização desses produtos regionais tem sido reforçada com a regulamentação do corredor econômico da Zona Franca Verde (ZFV), um projeto que oferece isenção de Impostos Sobre Produtos (IPI) a empresas que fabricarem produtos que utilizem ingredientes da Amazônia como matéria-prima.  Em maio deste ano, duas empresas foram selecionadas para integrar o corredor econômico, uma de sorvetes e outra de ração de animais.

O secretário ressalta que essas agroindústrias farão a transformação da matéria-prima em subprodutos para atender outros setores da economia local, nacional e até internacional. “Como consequência da Zona Franca Verde teremos uma presença maior de agroindústrias em nosso estado, o que deverá estimular a criação de empregos”, frisa o secretário.

O gestor acrescenta que o Governo do Estado planeja a instalação de uma fábrica de ração produzida com grãos de milho ou soja, atualmente o Amapá precisa importar o item. A iniciativa fortalecerá setores da economia como a piscicultura e a suinocultura, pois hoje o maior custo de produção está na compra da ração.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá