Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 13 de janeiro de 2017 - 18:40h
Investimentos em oncologia foram discutidos na visita do ministro da Saúde em Macapá
Ainda este mês, secretário de saúde vai à Brasília agilizar o processo da Radioterapia
Por:
Foto: Marcio Pinheiro
Para Papaleo Paes, o ministro entendeu as prioridades do Amapá e se dispôs a ajudar

Emendas parlamentares, conclusão das obras da saúde e investimentos na área de oncologia para o Amapá, foram as principais pautas discutidas pelo secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini, e o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, que esteve nesta sexta-feira, 13, cumprindo agenda no Amapá.

Calandrini, juntamente com o vice-governador Papaleo Paes, destacaram a necessidade de desburocratizar o andamento do processo para o Plano de Expansão de Radioterapia, onde o Amapá foi contemplado em 2012 para a implantação do procedimento.

"Já temos uma reunião agendada no fim do mês de janeiro, com o ministro Ricardo Barros, em Brasília, para definimos os últimos trâmites administrativos, para que de fato as obras de implantação da Radioterapia inicie. O terreno já foi disponibilizado. Nos resta agora que o Ministério da Saúde cumpra a sua parte", comentou o secretário de Saúde, Gastão Calandrini.

De acordo com o secretário Calandrini, houve também encaminhamentos para investimentos e melhorias para os hospitais de Clínicas Alberto Lima (Hcal) e Hospital de Emergência (HE), principalmente com medidas para solucionar a fila de cirurgias de traumas.

Papaléo Paes agradeceu a bancada federal durante o encontro com o ministro, pela alocação de emendas parlamentares no valor de R$ 17,5 milhões, para a construção de uma Unidade Externa de Prevenção do Hospital do Câncer de Barretos (HCB) no Estado e uma carreta adaptada totalmente equipada para percorrer e realizar exames nas localidades distantes. Futuramente a expansão dos serviços irá beneficiar inicialmente o diagnóstico precoce do câncer de mama, útero, pele e boca.

A unidade está prevista para ser construída em uma área de três hectares localizada na Rodovia Norte-Sul que possui uma localização privilegiada para o acesso da carreta de diagnóstico itinerante aos municípios de Mazagão e Santana, via Km 09, e os demais municípios pela BR-156 sem ter de passar pelo centro de Macapá.

Para Papaleo Paes, o ministro entendeu as prioridades do Amapá e se dispôs a ajudar na solução dos problemas existentes, como uma característica de demanda para a solução. "É importante uma visão positiva desse apoio do Ministério da Saúde e o Estado do Amapá para solucionarmos problemas de saúde pública", afirmou.

Durante a visita do ministro às obras, estiveram presentes o senador Davi Alcolumbre, o prefeito de Macapá Clécio Luís, os deputados estaduais Pedro da Lua, Dr. Furlan, Roseli Matos, os deputados federais, André Abdon, Vinícius Gurgel e Josi Araújo. Após as visitas, eles se reuniram com prefeitos e gestores de saúde no Sebrae.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá