Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 13 de junho de 2017 - 08:19h
GEA apresentará avanços da gestão estadual no III Fórum de Boas Práticas
Os sistemas SIGA, SIGRH e seus resultados serão apresentados no evento realizado pelo TRE-AP, que acontece nos dias 21 e 22 de junho.
Por:
Foto: Divulgação
A programação conta com a parceria de diversos órgãos, dentre eles o GEA, e objetiva a troca de experiências entre as instituições públicas, com vistas para a evolução da administração.

O Governo do Amapá (GEA) tem investido pesado em melhorias na gestão pública. Dois exemplos desta prática são o Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA) e o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamento (SIGRH). Estas duas ferramentas serão apresentadas no III Fórum de Boas Práticas na Administração Pública, que este ano tem como tema “Governança Pública”.

O evento acontece nos próximos dias 21 e 22 de junho, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) em parceria com outros órgãos, dentre eles o próprio GEA.

No segundo dia de evento, Joseman Pereira, diretor do Departamento de Serviços Gerais da Secretaria de Estado da Administração (Sead), ministrará o 1º Painel do evento, que tratará sobra a “Otimização e Unificação dos sistemas de Compras e Patrimônio no Governo do Estado do Amapá”. Nesta ministração será explanado o funcionamento do SIGA, que já conta com os módulos: Compras, Patrimônio, Fornecedores e Almoxarifado, que possibilitam o gerenciamento das atividades de compra e de cadastro de patrimônio do Estado.

Segundo Joseman Pereira, o SIGA representa para a gestão púbica estadual uma ferramenta de “unificação de informações de todos os órgãos do governo, para que seja possível maior controle, eficácia, transparência e prestação de contas”, destacou.

Outra ferramenta a ser apresentada pelo Executivo no Fórum é o SIGRH, um sistema resultante da Agenda do Servidor, programa executado pela Secretaria de Estado da Administração. Marlúcio Alcântara, gerente de implantação do sistema, conduzirá, também no dia 22 de junho, palestra que tem como tema “A ferramenta da modernização e inovação na gestão de recursos humanos e folha de pagamento do Governo do Amapá – SIGRH”.

A ferramenta possui mais de 800 funcionalidades e possibilita a gestão de informações pessoais e funcionais do quadro de servidores estadual, resultando, dentre outros benefícios, na valorização do funcionalismo e no controle da folha de pagamento.

“Quando se faz uma boa gestão de pessoas, é possível obter bons resultados na folha. É desta forma que o Governo do Estado tem atuado, utilizando da forma correta a mão de obra e valorizando-a, para consequentemente alcançar um maior controle da folha de pagamento do Executivo”, frisou Alcântara.

O III Fórum

A programação é gratuita e aberta ao público. Tem como objetivo promover a troca de experiências entre as instituições públicas, com vistas para a evolução da gestão. Inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico https://www.sympla.com.br/iii-forum-permanente-de-boas-praticas-na-administracao-publica__149523.

O evento é realizado pelo TRE-AP em parceria com o GEA, Tribunal de Justiça do Amapá, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado, Controladoria Geral do Estado, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado, Universidade Federal do Amapá, Assembleia Legislativa e Prefeitura de Macapá.

 

PROGRAMAÇÃO

21.06.2017

18h – Credenciamento

18h30 – Abertura: Composição da mesa

19h às 19h50 - Palestra: Governança Corporativa: não existe ninguém mais forte que nós todos!

Palestrante: José Lucas Neto – Mestrando em Administração pela Universidade da Amazônia; Pós-graduado em Governança Corporativa e Avaliação de Empresas pelo BI Internacional SP.

20h às 20h50 – Palestra: Diagnóstico de governança no TSE 

Palestrante: Andreia Nogueira Alves – Chefe da Seção de Avaliação de Governança do TSE

Debatedor: Moisés Silva Campos – Analista Judiciário: Contador do TRE/AP; Chefe da Seção de Auditoria do TRE/AP.

 

22.06.2017 – Atividade Programada - MANHÃ

8h30 às 9h30 – 1º Painel – Otimização e Unificação dos sistemas de Compras e Patrimônio no Governo do Estado do Amapá

Apresentador: Joseman Pereira – Diretor do Departamento de Serviços Gerais da SEAD/AP

Debatedor: Leonardo de Carvalho Fontoura – Analista de Tecnologia da Informação e Comunicação do MPF/AP; Professor de Gestão de Processos e Projetos.

9h50 às 10h50 - 2º Painel: Fundo do Combate à Improbidade e à Corrupção

Apresentador: Afonso Guimarães – Promotor de Justiça do Estado do Amapá

Debatedor:  Otni Miranda de Alencar Júnior – Controlador Geral do Estado do Amapá

Debatedor: Paulo Mendes – Secretário de Planejamento do Município de Macapá

Intervalo

11h10 às 12h – Palestra: Governança para Resultados: cuidando do que importa.

Palestrante: Daniel Jezini- Auditor Federal de Controle Externo (AUFC) do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2001. Atualmente, compõe a equipe de Coordenação do Levantamento de Governança Corporativa do TCU.

 

22.06.2017 – Atividade Programada – TARDE – BOAS PRÁTICAS

14h – Aplicando a governança de TI no TRE/AP

Expositora: Elinete Nunes Freitas – Secretária de Tecnologia da Informação do TRE/AP

14h45 – A ferramenta da modernização e inovação na gestão de recursos humanos e folha de pagamento do governo do Amapá – SIGRH

Expositor: José Marlucio Alcântara – Gerente Geral de Implantação do SIGRH/SEAD/AP

15h40 – Reuniões de monitoramento da estratégia (RAO / RAT / RAE) do MPF/AP

Expositora: Elaine Rocha – Chefe do Planejamento Estratégico do MPF/AP

16h25 Intervalo

16h45– Prática da gestão compartilhada implantada no TJ/AP

Expositor: Desembargador Carlos Tock – Presidente do TJ/AP

18h10 – Sistema Integrado de Gestão Pública baseado em software de código aberto - e-cidade MP/AP Expositores: Rodinei Paixão – Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação do MP/AP e Elionai Dias - diretor do Departamento Financeiro do MP-AP

18h45 – UNIFAP – a definir

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá