Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 14 de março de 2017 - 17:02h
Afap recebe visita de técnicos do Banco Central do Brasil
Equipe do Banco Central ficará até sexta-feira, 17, em Macapá acompanhando as atividades da Afap e orientando sobre as normas e diretrizes do Bacen.
Por:
Foto: Patryck Almeida
Colaboradores da Afap em reunião com técnicos do Banco Central do Brasil

A Agência de Fomento do Amapá (Afap) está recebendo esta semana a visita técnica dos supervisores do Banco Central do Brasil (Bacen) responsáveis pelo monitoramento das agências de fomento do país. A visita tem como objetivo ajudar no aperfeiçoamento da concessão do crédito, esclarecer dúvidas com relação às normas e diretrizes do Bacen a fim de auxiliar a Agência a cumprir seu papel de agente de fomento regional e fortalecer a instituição. 

Em reunião com os colaboradores da Afap, nesta terça-feira, 14, os técnicos do Bacen, Ademir Leal Clavel e Cristiane Nunes de Melo, falaram um pouco sobre a atuação do Banco Central como agência reguladora das instituições financeiras e não financeiras, contudo, o foco principal foi o caráter orientador que o Bacen tem e que é pouco explorado pelas instituições reguladas. “Esta visita técnica está sendo mais no sentido de orientar, acompanhar a Agência, conversar, mostrar o que o Banco Central faz nas suas ações rotineiras”, disse o supervisor de fiscalização, Ademir Clavel.

“Nós estamos satisfeitos com que estamos vendo acontecer aqui, as dificuldades econômicas existem em todo o sistema, mas as coisas que estão sendo feitas aqui estão andando para um caminho melhor”, analisa o supervisor.

Outro ponto abordado na reunião foi a qualidade na concessão de crédito, tema exposto pela inspetora Cristiane Nunes de Melo. Ela falou sobre riscos, garantias, resoluções adotadas para contabilizar despesas e receitas, etc. A inspetora destacou a importância do crédito bem feito para a consolidação e crescimento das agências de fomento Brasil a fora. “A gente faz as visitas de supervisão nas 16 agências de fomento com o objetivo de torná-las instituições fortes no desenvolvimento das regiões em que elas atuam”, afirma Melo.

“A supervisão é para diminuir a possibilidade de problema da agência. A gente quer, na verdade, o aperfeiçoamento da instituição, por isso a gente vem aqui pra ver se as normas estão sendo cumpridas e se tem algo a melhorar”, completa a inspetora.

“Hoje é um dia especial para a Afap, porque podemos ver de perto que o Banco Central não é só um órgão regulador, mas um parceiro, um orientador para o nosso desenvolvimento”, comentou o presidente da Afap, Francisco de Assis Costa, no encerramento da reunião.

A equipe do Banco Central ficará até sexta-feira, 17, em Macapá acompanhando as atividades da Afap e orientando no que for preciso.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá