Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 14 de março de 2017 - 19:51h
Prefeituras recebem repelentes contra o Aedes aegypti
Distribuição faz parte das ações entre Governo do Estado, União e municípios para prevenir as doenças causadas pelo mosquito.
Por:
Foto: Marcio Pinheiro
Entrega do material aos representantes das prefeituras aconteceu no Palácio do Setentrião, nesta terça-feira

O governador Waldez Góes realizou na tarde desta terça-feira, 14, no Palácio do Setentrião, a distribuição dos repelentes enviados pelo Ministério da Saúde às prefeituras dos 16 municípios. A entrega do produto faz parte do Programa de Prevenção e Proteção Individual de gestantes para reduzir os índices de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, febre chikungunya e principalmente o zika vírus que pode causar a microcefalia nos bebês.

A entrega dos repelentes é uma estratégia da Sala de Situação Nacional com apoio do Ministério da Saúde e Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). Esta é a primeira de sete remessas que acontecerão até dezembro de 2017 para o Amapá. Ao todo o Estado vai receber 105.450 frascos de repelentes. Nesta primeira entrega, foram recebidos 6.600 frascos, distribuídos para os municípios, que ficarão responsáveis por escolher a melhor forma de distribuição às gestantes que estão cadastradas no Programa Bolsa Família. Cada grávida deverá receber dois frascos por mês.

O secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini, disse que o momento representa uma ação conjunta do Governo do Estado, União, e municípios no enfrentamento à microcefalia. Ele também lembrou que o Amapá ainda não registrou nenhum caso oficial da doença. "O combate ao Aedes é uma tarefa constante que devemos promover com a população, pois essa iniciativa é mais um conjunto de medidas que precisam ser tomadas, ajudando essas mulheres, principalmente as que estão em vulnerabilidade social, na prevenção do Zika", afirmou Calandrini.

De acordo com especificação do Ministério da Saúde, o produto está armazenado em frascos de 200 ml, oferecendo 10h de proteção após a aplicação. Ainda de acordo com o órgão, o repelente protege contra os mosquitos Aedes aegypti, Culex (pernilongo) e Anopheles aquasalis (transmissor da malária).

O governador Waldez Góes destacou que a ação fortalece ainda mais a mobilização dos órgãos envolvidos, por meio da Sala Estadual de Situação, que monitora constantemente as atuações de cada ente envolvido no combate ao Aedes aegypti, que resultou, principalmente, na redução de casos de dengue e chikungunya nos últimos dois anos no Estado.

"A distribuição desses repelentes é mais um resultado de um trabalho em conjunto desenvolvido pela Sala de Situação, e nós esperamos, com isso, manter o desempenho que a campanha de combate ao Aedes tem conseguido no Amapá.  Nós temos dados, por exemplo de 2015 para 2016, que diminuiu o índice de chikungunya em mais 80% e de dengue mais 40%, isso graças à mobilização de todos os atores envolvidos", afirmou o governador.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá