Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 14 de junho de 2017 - 11:59h
Centro Turístico de Mazagão vai abrigar anexo da Casa do Artesão
Produção artesanal local se destaca pela qualidade, diversidade e acabamento das peças feitas em cerâmica com grafismos e madeira
Por: João Clésio
Foto: ASCOM/Sete
Secretária do Trabalho, Luciana Araújo discutiu o assunto com o prefeito de Mazagão, professor Dudão

Os artesãos de Mazagão estão prestes a ganhar um espaço para expor e comercializar seus produtos. O uso da estrutura física do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) para funcionar como anexo da Casa do Artesão é uma antiga reivindicação da categoria. O assunto foi discutido em reunião ocorrida no início de junho, entre a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), artesãos locais e a Prefeitura de Mazagão.

O anexo da Casa do Artesão tem por finalidade abrigar a produção dos artesãos e trabalhadores manuais locais, bastante apreciada pela qualidade, acabamento e diversificação. O Centro pertencia a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), mas está agora sob a responsabilidade da Sete. A transferência atendeu um requerimento da deputada estadual, Luciana Gurgel (PMB).

Ficou agendado para o próximo dia 22, um novo encontro com os artesãos para nivelar a proposta e avançar na questão do fomento à categoria. Em Mazagão existe um prédio da Casa do Artesão, gerenciado pelo município, mas foi desativado há seis anos e não oferece condições físicas e estruturais para atender a demanda dos profissionais.

“Os artesãos do município nos procuraram e apresentaram a alternativa. Conversamos com a Setur sobre a possiblidade de assumir o prédio e tivermos uma resposta positiva quanto ao repasse do Centro de Atendimento ao Turista para ser gerenciado pela Sete”, informou a secretária do Trabalho, Luciana Araújo.

A produção artesanal em Mazagão utiliza, na sua grande maioria, a cerâmica com grafismos Maracá/Cunani e a madeira.

Festa de São Tiago

Outro assunto abordado na reunião foi o apoio aos micro e pequenos empreendedores que participarão da Festa de São Tiago, prevista para ocorrer na segunda quinzena de julho deste ano. Nesta sexta-feira, 16, encerram as inscrições dos empreendedores interessados em trabalhar no evento.

A Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo ficará responsável pelas palestras sobre cuidados contra incêndio e precauções sobre segurança, direito do consumidor e a importância da tabela de preços, turismo receptivo e qualidade no atendimento ao turista, boas práticas e marketing do empreendedor. As palestras contarão com a participação do Procon, Setur e Corpo de Bombeiros e serão realizadas no dia 27 de junho em Mazagão Velho e no dia 28, em Mazagão Novo.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá