Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 14 de junho de 2017 - 14:00h
Ipem fiscaliza produtos típicos dos festejos juninos
As amostras serão examinadas oficialmente no laboratório do Instituto nos dias 22 e 23
Por:
Foto: André Rodrigues/SECOM
Serão averiguados 182 produtos de 14 marcas.

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amapá (Ipem/AP) está fiscalizando os produtos típicos mais consumidos nesta época do ano em razão da realização das festas juninas. A Operação “São João” visa fiscalizar se o peso, a quantidade ou o volume estão de acordo com as indicações fornecidas pelos fabricantes nas embalagens e se atendem à legislação metrológica.

Técnicos do Núcleo de Pré-Medidos do Ipem/Ap realizaram a coleta nos dias 12 e 13 deste mês em 10 estabelecimentos comerciais de Macapá e Santana. As amostras são de artigos comuns nas festas de junho, como milho de pipoca, canela em pó, cravo-da-índia, noz-moscada, canjica e doces específicos, como pé-de-moleque, paçoca, totalizando 182 produtos de 14 marcas.  

As amostras serão examinadas oficialmente no laboratório do Instituto nos dias 22 e 23, e o processo de verificação poderá ser acompanhado pelos representantes dos fabricantes dos produtos que tem o prazo de até 24 horas para retirada que, não sendo efetivada, os produtos ficarão liberados para doações à instituições de assistência social.

A gerente do Núcleo de Pré-Medidos do Ipem/Ap, Layana Jung, ratifica que a operação é realizada todos os anos e que poucas vezes apresentam erro. Contudo, a fiscalização é intensificada e o consumidor também deve ficar atento ao comprar um produto pré-medido.

Na maioria dos produtos a indicação da quantidade aparece na embalagem, em rótulo ou etiqueta. Em outros casos, a indicação é gravada no próprio produto. Nos comercializados em bandeja, o peso deve ser marcado em etiqueta com o preço por quilograma e o preço a pagar. O peso da embalagem ou do líquido conservante não é incluído no peso do produto.

O consumidor que encontrar ou suspeitar de alguma irregularidade pode denunciar o fato ao Instituto, que está localizado na Avenida Aurino Borges, 1278, bairro São Lázaro.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá