Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
domingo, 16 de julho de 2017 - 11:25h
Tudo pronto para o início da festa de São Tiago
Com trabalho conjunto entre órgãos do Estado toda estrutura está pronta para receber o público nos treze dias de festa
Por: Weverton Façanha
Foto: Secom
A peregrinação das imagens termina hoje na comunidade de Mazagão Velho, com o início das festividades

Inicia neste domingo 16, a programação que marca as comemorações dos 240 anos da Festa de São Tiago, no distrito de Mazagão Velho, distante 70 quilômetros de Macapá. A tradicional festa religiosa se estenderá durante treze dias com atividades culturais, missas, ladainhas e shows artísticos.

Já em andamento o plano de segurança elaborado pelo governo do estado, que conta com mais de 700 militares, policiais e bombeiros, policiamento ostensivo na cidade de Mazagão Velho e nas rodovias estaduais, além do apoio direto do Grupamento Tático Aéreo (GTA).

Este ano a coordenação da festa tem um trabalho diferenciado, pois, com a inauguração da Ponte da Integração, existe a expectativa que o público aumente consideravelmente em relação aos demais anos.

“Sabemos que o número de visitantes será muito grande e precisamos estar prontos. Essa união entre as secretarias do governo do estado temos convicção que tudo sairá dentro do planejamento”, afirmou Dilson Borges, secretário de Estado da Cultura.  

Uma comitiva formada por membros do governo do estado, Prefeitura de Mazagão e comunidade, realizaram uma visita técnica no sábado, 15, para verificar in loco os últimos preparos para a festa.

“Visitamos os espaços que farão parte diretamente da festa. O compromisso é garantir que as instalações sejam de qualidade, e pelo que observamos tudo está pronto para o inicio da festividade”, frisou o gestor.

Um dos pontos que mais recebeu atenção da comitiva foi a finalização da montagem das barracas da praça de alimentação, já que essas instalações necessitam de trabalhos específicos, em função da higiene necessária para o manuseio de alimentos.

Com duração de treze dias, algumas instalações serão montadas no decorrer o evento como é o caso do palco principal, que será montando a partir da próxima quarta-feira 19, e receberá os principais shows a partir do dia 21. Outra estrutura que será montada durante o evento são as arquibancadas metálicas que são destinadas ao publico para acompanhar a batalha entre mouros e cristãos, que ocorre no dia 25.

A festa

A Festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros).

Realizada desde 1777, na vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.

 

DOMINGO - 16/07
04H - ALVORADA FESTIVA
Local: MAZAGÃO VELHO

14H ÀS 16H - PAGODE NOVO SKEMA
Local: BALNEÁRIO

16H ÀS 18H - FORRÓ E CIA
Local: BALNEÁRIO

18H - ABERTURA DA FESTIVIDADE DE SÃO TIAGO 2017
Local: IGREJA DE SÃO TIAGO

19H - PALAVRA DAS AUTORIDADES PRESENTES
Local: BARRACO DE SÃO TIAGO

20H - NOVENA RUFAR DOS TAMBORES 
Local: MAZAGÃO VELHO

21H - ARRAIAL A CARGO DAS COMUNIDADES DE MAZAGÃO VELHO, AJUDANTE E CARVÃO
Local: BARRACO DE SÃO TIAGO

23H ÀS 01H - ROGÉRIO E CIA
LOCAL: BARRACO DE SÃO TIAGO

01H ÀS 03H - BANDA XAMEGO
LOCAL: BARRACO DE SÃO TIAGO

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá