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terça, 17 de janeiro de 2017 - 15:58h
Setrap cria linha intermunicipal que reduz tempo de viagem para o Jari
Viagens são feitas a partir da rota alternativa pela Rodovia AP-010, após a inauguração da Ponte da Integração
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Foto: Secom Arquivo
Ideia é potencializar essa rota que agora possui a facilidade trazida pela ponte

Desde o início de janeiro, uma linha intermunicipal realiza viagens utilizando a rota alternativa com destino ao município de Laranjal do Jari, pela Rodovia AP-010. Com saída do Terminal Rodoviário, em Macapá, o trajeto inclui Santana e Mazagão.

A ideia é potencializar essa rota que agora possui a facilidade trazida pela Ponte da Integração Washington Elias dos Santos, que foi entregue oficialmente pelo governo no dia 12 de dezembro de 2016.

De acordo com o diretor de transportes da Secretaria de Estado de Transportes, Andrey Rêgo, a criação da nova linha foi deliberada pela instituição com a empresa Amapatur, que atualmente já faz o trajeto principal pela BR-156.

“A empresa teve interesse e nos procurou para que autorizássemos a operação de uma linha neste trecho. Isso se deu após análise da nossa equipe técnica na solicitação e do estudo de viabilidade”, explicou.

Com a nova rota, as viagens têm o tempo reduzido, de nove para seis horas. O ônibus que realiza esta rota sai todos os dias do Terminal Rodoviário, às 23h20. O valor da passagem é de R$ 55.

 

Rota para o Sul do Amapá
A estimativa é que com a Ponte da Integração haja um aumento no número de usuários que terão a Rodovia AP-010 como rota alternativa para os municípios de Laranjal do Jari, Vitória do Jari e distritos. Esta rota diminui em até 50 quilômetros o percurso para a região.

O governo realizou a pavimentação total da AP-010, que liga o município de Mazagão à Vila de Mazagão Velho. Também foram recuperados 51 quilômetros do ramal do Camaipi, que dá acesso direto ao trecho Sul da BR-156, onde se localizam os municípios de Laranjal e Vitória do Jari, além de distritos como o do Maracá e Água Branca do Cajari.

Para os usuários deste trecho, a rota está bem mais conservada e possibilita um menor tempo de viagem e mais segurança no trecho, enquanto o trecho sul da BR-156 não é pavimentado.

O Governo do Estado está responsável pela pavimentação do primeiro, dos quatro lotes. Ele inicia no quilômetro 21 e se estende até a Ponte do Rio Vila Nova. A empresa responsável já recebeu a ordem de serviço para iniciar os trabalhos, que devem começar em 2017 após o gerenciamento ambiental da área, do qual está sendo feito pelo Ibama. Os demais são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

 

Ponte da Integração
A Ponte da Integração Washington Elias dos Santos marca o fim do isolamento terrestre de Mazagão para outras regiões do estado e da dependência de balsas para realizar a travessia, que durou 50 anos. Ela é um importante meio de desenvolvimento para diversos setores da economia amapaense e para integração metropolitana do município com Macapá e Santana

O projeto da construção da ponte é de autoria da gestão do Governador Waldez Góes, durante seu segundo mandato. O empreendimento é parte integrante do plano rodoviário estadual, programa de governo que visa melhorar infraestrutura das principais rodovias estaduais.

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