Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 30 de novembro de -1 - 11:51h
Amapá adere a programa que estimula ética e cidadania entre estudantes
Serão 28 escolas beneficiadas, totalizando 5 mil alunos capacitados
Por:
 

Para formar cidadãos capazes de entenderem seus deveres e reivindicarem seus direitos, o Governo do Amapá aderiu ao Programa “Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania”.  O termo instituindo o programa na rede estadual de ensino foi assinado nesta segunda-feira, 18, no Palácio do Setentrião.

Utilizando os gibis da turma da Mônica, de autoria do Maurício Sousa, o programa promoverá ações em 28 escolas estaduais, atendendo cinco mil alunos do 5º ano. Com as atividades que serão realizadas no cotidiano, durante as aulas, os participantes praticarão a democracia e a convivência social nas escolas e nas comunidades exercitando, assim, a cidadania.  “Vamos trabalhar princípios morais e éticos, direitos e deveres do cidadão de uma forma simples e divertida, envolvendo todas as disciplinas de forma transversal”, explicou, a secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros.

A expectativa é que os estudantes se tornem pessoas que exijam transparência e efetividade nos atos dos governantes. A meta é atingir todas as escolas devido a importância do programa. “Nós estamos plantando um programa que trará benefícios tanto para os alunos quanto para a sociedade em geral, mais que alunos, estamos formando cidadãos”, afirmou o governador em exercício, Papaléo Paes.

Segundo o chefe da Unidade Regional da Controladoria-Geral da União (CGU-Regional/AP), Romel Tebas, é importante a participação dos Estados nesse processo de transformação, para que os valores sejam repassados e tenhamos uma sociedade melhor.  “Estamos nessa parceria com o governo do Estado e queremos, sim, auxiliar no que for possível”, disse.

Na primeira etapa, a CGU disponibilizará gratuitamente todo o material e uma capacitação para os professores que aplicarão a metodologia em sala de aula.  “O conteúdo da metodologia trata de valores éticos, morais e integração, que são importantes para o desenvolvimento do caráter dessas crianças”, explicou José Aroldo Gomes, coordenador do projeto.

No próximo ano, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) ficará responsável por reproduzir o material.  Também participam do programa a Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Controladoria Geral do Estado. 

Após a assinatura do termo de compromisso, os professores participaram de uma palestra sobre a execução do programa. Para o professor da Escola Estadual Reinaldo Damasceno, Oziel Dias, o projeto vai agregar valores ao ensino. “Será por meio dos professores que teremos êxito nesse programa, por isso é importante que tenhamos essa capacitação. Estamos passando por maus momentos na nossa sociedade e precisamos preparar nossos alunos para o futuro, com união e respeito”, informou.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá